O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loja
  4. Japão
  5. Herzog & de Meuron
  6. 2015
  7. Loja Miu Miu Aoyama / Herzog & de Meuron

Loja Miu Miu Aoyama / Herzog & de Meuron

Loja Miu Miu Aoyama / Herzog & de Meuron
Loja Miu Miu Aoyama / Herzog & de Meuron, © Nacasa & Partners
© Nacasa & Partners

© Nacasa & Partners © Nacasa & Partners © Nacasa & Partners © Nacasa & Partners + 12

  • Equipe de Herzog & de Meuron

    Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Stefan Marbach (Partner in Charge).
Project Team: Iva Smrke Kröger (Project Director, Associate),Yuko Himeno (Project Manager), Caetano Braga da Costa de Bragança (Project Architect), Osma Erik Lindroos (Project Architect), Roman Aebi (Workshop), Cristina Génova, Carlotta Giorgetti, Yuki Hamura, Ryuhei Ichikura, Christina Liao (Animations), Áron Lőrincz (Visualizations), Keisuke Ota, Günter Schwob (Workshop), Mariana Vilela, Tiffany Wey
  • Arquiteto Executivo

    Takenaka Corp., Tóquio, Japão
  • Engenharia

    Takenaka Corp., Tóquio, Japão
  • Engenharia Estrutural

    
Schnetzer Puskas Ingenieure ag, Basel, Suíça
  • Projeto e Estrutura

    Takenaka Corp., Tóquio, Japão
  • Luminotécnico

    
Sirius lighting Office Inc., Tóquio, Japão
  • Fachada

    Emmer Pfenninger Partner ag, Münchenstein, Suíça
  • Paisagismo

    Vogt Landschaftsarchitekten, Zurique, Suíça
  • Mais informações Menos informações
© Nacasa & Partners
© Nacasa & Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a loja Miu Miu está do outro lado da rua do famoso Epicentro Prada em Tóquio - que também foi projetado por Herzog & de Meuron - em um elegante bairro que nas últimas duas décadas se tornou uma vitrine para inovação arquitetônica. Em contraste com a transparência do edifício envidraçado da Prada, a superfície metálica da fachada da loja Miu Miu é opaca, o que leva à uma qualidade mais íntima. Palavras do arquiteto: Ao contrário das expectativas de uma rua que é lar para tantas marcas de luxo, a Rua Miyuki em Aoyama, Tóquio, não é particularmente bonita ou elegante. A arquitetura é bastante heterogênea, uma miscelânea de edifícios isolados de diferentes alturas e formas, sem nenhuma tradição histórica ou padrões comuns. Apesar de algumas árvores aqui e ali, a atmosfera não é convidativa, como um boulevard ou uma plaza. Tóquio é pura cidade por excelência, seu território é explorado ao máximo sem nenhuma brecha para a individualidade que tomamos como certas nas cidades europeias.

© Nacasa & Partners
© Nacasa & Partners

Percebemos isso há mais de dez anos quando estávamos projetando o edifício de vidro da Prada. Nessa época, estávamos interessados em neutralizar a situação - com a instalação de uma pequena praça ao lado do edifício, além de tornar a estrutura completamente transparente para que os interiores fossem vistos de todos os lados e vistas estratégicas da cidade fossem enquadradas. 

© Nacasa & Partners
© Nacasa & Partners

Na última década, o edifício distinto se tornou uma localização bastante frequentada e foi portanto importante para a marca Prada, a Prada Japão e também para nós enquanto arquitetos levar isso em conta no planejamento da loja Miu Miu localizada nas proximidades. Iniciamos experimentando uma série de tipologias arquitetônicas diferentes. Uma vez que a legislação exigia pouca altura, exploramos o potencial de um edifício pequeno e mais íntimo. Utilizamos as seguintes pensamentos para canalizar nossas ideias: mais uma casa do que uma loja de departamentos, mais oculta que aberta, mais discreto que extravagante, mais opaco que transparente. 

© Nacasa & Partners
© Nacasa & Partners

O modelo tipológico que melhor cumpria essas considerações e especificações era uma caixa posicionada diretamente no nível da rua, sua cobertura levemente aberta para marcar a entrada e permitir que os pedestres olhem para o interior. Apenas a partir daí que percebem que é uma loja. Aqui, sobre a grande cobertura, o interior de dois pavimentos é visível todo de uma vez, como se o volume tivesse sido aberto por uma grande faca, evidenciando os interiores. As suaves quinas arredondadas das superfícies de cobre do interior contrastam com as as afiadas quinas metálicas de fora da caixa de metal. A loja em dois pavimentos não apenas apresenta seus produtos em mesas e estantes de exposição, mas também é como uma espaçosa e confortável casa, com sofás e poltronas convidativos.

© Nacasa & Partners
© Nacasa & Partners

A fachada não possui logo; é uma superfície polida e lisa como um espelho, como se apenas uma pincelada gigante tivesse varrido a superfície. Esta superfície atrai o olhar e a curiosidade dos pedestres que por ali passam. Mas ao invés de oferecer uma vista dos interiores, como em uma vitrine, o olhar é invertido; ao invés de uma janela transparente, os espectadores encontram seu auto-reflexo. 

© Nacasa & Partners
© Nacasa & Partners

Enquanto que a rua não é um lugar que encoraja o olhar contemplativo, o edifício em si é um gesto que estende o convite para entrar e permanecer.

© Nacasa & Partners
© Nacasa & Partners
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Loja Miu Miu Aoyama / Herzog & de Meuron" [Miu Miu Aoyama Store / Herzog & de Meuron] 08 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Uribe, Begoña) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764949/tienda-miu-miu-aoyama-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906