Vila Π / Oliver Grigić

Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 2 de 38Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 3 de 38Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 4 de 38Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 5 de 38Vila Π / Oliver Grigić - Mais Imagens+ 33

Čepin, Croácia
  • Paisagismo: Monika Kamenečki, Mag.Eng.Prosp.Arq., Dionaea, Zagreb, Nataša Tiška Vrsalović, Mag.Eng.Hort., Dionaea, Zagreb
  • Projeto Estrutural: Sirrah Projekt, Osijek
  • Principal Construtora: Nucleus, Osijek
  • Projeto De Instalações Mêcanicas: .E.S.T.Projekt, Zagreb
  • Projeto De Instalações Hidráulicas: Inel, Đakovo
  • Engenheiro Chefe: Franjo Božić, Engenheiro Civil
  • Cidade: Čepin
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 16 de 38
© Marin Topić

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila π está situada em um terreno de aproximadamente 4 hectares, localizado no extremo sul de Čepin, povoado próximo a Osijek. Dentro do terreno, o projeto está posicionado em meio aos bosques naturais, delineando a nova paisagem. No lado sul do complexo, um novo lago foi formado cuja qualidade da água é mantida pelos purificadores biológicos. Existem dois acessos ao terreno, um para o proprietário, para os visitantes íntimos diários e empregados e o outro para os usuários externos da piscina e outros convidados.

Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 10 de 38
© Marin Topić

A vila foi concebida de acordo com os desejos e as necessidades do proprietário. Seu estilo de vida é baseado na sociabilidade e no entretenimento dos numerosos membros da família, sócios, associados e amigos. Por esta razão, a vila possui três entradas e três níveis de acessibilidade. O terceiro nível é composto pela entrada sul da área da piscina e pela ala dos hóspedes no térreo, que são acessíveis ao círculo mais amplo dos amigos do proprietário e dos associados. O segundo nível, com a entrada oeste, inclui, além das áreas mencionadas, área recreativas e serviços. O primeiro nível de acessibilidade é composto pela garagem, através da entrada norte, local exclusivo para o proprietário e sua família, esposa e três filhos. 

Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 9 de 38
© Marin Topić

No térreo, o projeto possui a forma de um "L", com duas alas. Existem três elementos separados na parte superior do volume principal, dois são perpendiculares a mesma, e o terceiro se encontra na intersecção das alas (com um pouco de rotação). Os volumes nas plantas enfatizam e cobrem as entradas e, funcionalmente, recopilam um conteúdo similar. O sótão, que se estende abaixo do fragmento do térreo, contém a sala de máquinas e a tecnologia da piscina. Na ala sudoeste do térreo está a área de serviço, área da piscina, vestiários e entrada para os hóspedes e visitantes externos. A ala sudeste é composta pela área dos proprietários que pode ser, opcionalmente, separada ou integrada através de grandes portas de correr. O volume sul é uma unidade para convidados com dois dormitórios e um banheiro. O volume norte é recreativo, com academia, sauna e área de relaxamento e por fim, o volume leste é composto pelos dormitórios da família.

Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 7 de 38
© Marin Topić
Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 26 de 38
Planta - 1º Pavimento

A vila está integrada com a paisagem do parque através de cortinas de vidro de grande tamanho que permitem a orientação espacial e transparência, convidando os usuários a uma constante interação com a natureza. O desenho da paisagem oferece uma variedade de atrativos visuais que mudam com o passar das estações. Os materiais utilizados no desenho exterior e interior são de estilo tradicional, natural, de tons marrons, com tratamento final mínimo, assegurando uma sensação de aconchego e conexão com a natureza para o proprietário e todos os demais usuários. 

Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 23 de 38
© Marin Topić
Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 32 de 38
Corte

Por outro lado, um sistema de "casa inteligente" representa uma tecnologia altamente sofisticada, proporcionando o máximo de conforto com o mínimo consumo de energia. A energia geotérmica é utilizada para a calefação e a resfriamento, incluindo o aquecimento da água da piscina e utilização como água sanitária. Todas as instalações são aquecidas e refrigeradas por meio de estruturas de concreto na cobertura e piso. A infraestrutura da "casa inteligente" se preocupa com a segurança, manutenção, comodidade do usuário, o consumo, manutenção de registros e sustentabilidade de todo o sistema, espaço interior e o próprio meio ambiente. 

Vila Π / Oliver Grigić - Imagem 8 de 38
© Marin Topić

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Vila Π / Oliver Grigić" [Villa Π / Oliver Grigić] 06 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764875/vila-p-oliver-grigic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.