Casa Wothouse / NSW AS

Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 2 de 20Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 3 de 20Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 4 de 20Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 5 de 20Casa Wothouse / NSW AS - Mais Imagens+ 15

Oslo, Noruega
  • Arquitetos: NSW AS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  248
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Einar Aslaksen
Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 15 de 20
© Einar Aslaksen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, localizado ao norte do centro de Oslo, faz parte de um bairro que consiste basicamente em casas residenciais de 1930. Ao longo dos últimos anos, o bairro recebeu um número cada vez maior de novos edifícios. Neste caso particular, o nosso cliente desejava construir uma casa para sua família de cinco pessoas no quintal de uma propriedade que é de sua família há gerações.

Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 18 de 20
Planta - Térreo

O quintal é cercado por casas tradicionais de madeira e árvores frutíferas exuberantes. Em reverência aos edifícios circundantes, a casa recebeu uma geometria cúbica simples. Nosso objetivo foi criar um volume de pedra compacto, sólido e contido, solidamente enraizado no solo. A locação da casa no terreno é dada pelas disposições gerais relativas às distâncias mínimas para as propriedades vizinhas e estradas, mas ainda consegue criar espaços íntimos ao ar livre, ao sul e ao norte.

Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 12 de 20
© Einar Aslaksen

O bloco é pontuado por recortes precisos para as janelas e portas, cuja colocação deliberada cria diferentes efeitos de luz natural ao longo dos seus três pavimentos. A claraboia, localizada diretamente acima da escada, enche a casa com a luz do dia por todo o caminho até o porão. A maneira em que a luz natural entra, e é filtrada pela casa, muda constantemente. Isso reforça os traços característicos das diferentes áreas de estar e, ao mesmo tempo, garante vistas variadas e um bom contato com o ambiente externo.

Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 17 de 20
Planta - 1º Pavimento

A fim de enfatizar a solidez da casa, optamos por revestimento de tijolos com juntas estreitas de argamassa, dando a impressão de uma fachada de tijolos secos empilhados. Os materiais são discretos: as portas externas são de madeira e o interior limitado a superfícies de concreto e placas de gesso, com piso de cimento queimado.

Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 4 de 20
© Einar Aslaksen

Os requisitos de espaço da família provavelmente mudará ao longo dos próximos anos, portanto fizemos um plano flexível. Favorecemos as transições suaves entre as diferentes funções da casa e ter planejamos os dormitórios como extensões naturais da área de estar do primeiro pavimento.

Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 7 de 20
© Einar Aslaksen
Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 19 de 20
Planta - Subsolo

A WOTHOUSE nasceu a partir de um bom relacionamento com o cliente e os diferentes artesãos, resultando em uma casa aparentemente simples, mas que se destaca no bairro e com detalhes preciosos.

Casa Wothouse / NSW AS - Imagem 14 de 20
© Einar Aslaksen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Wothouse / NSW AS" [WOTHOUSE / NSW AS] 02 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764596/wothouse-nsw-as> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.