A Casa Linear / Green Dot Architects

A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 2 de 13A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 3 de 13A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 4 de 13A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 5 de 13A Casa Linear / Green Dot Architects - Mais Imagens+ 8

Toronto, Canadá
  • Equipe De Projeto: Saied Mahboubi, Titka Safarzadeh
  • Gestão Da Obra: Nano Design Build Inc.
  • Estrutura: Joseph Lee Engineering
  • Cidade: Toronto
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 6 de 13
© Tom Arban

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa totalmente reformada de dois pavimentos em East York se destaca das casas vizinhas por sua aparência destoante: um projeto bastante linear e geométrico.

A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 11 de 13
Planta Baixa

A inspiração para a linearidade deste projeto nasceu do desafio de um lote estreito. Embora o terreno possua apenas 6 metros de largura, os ambientes internos parecem muito mais espaçosos devido ao cuidado dos projetistas no harmonioso design linear e o uso criativo do espaço. O resultado é a sensação de amplitude e o livre fluxo de luz natural, intencionalmente direcionados ao longo da casa para criar uma luminosidade que produz um dinâmico espaço de estar.

A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 5 de 13
© Tom Arban

O ponto focal desta casa é a esquina frontal cúbica. Nela, estão duas janelas retangulares alongadas: uma vertical que alcança a altura de dois pavimentos e a outra, horizontal e emparelhada com uma linha de iluminação que conduz até a entrada principal abrigada, na lateral da casa. A medida que se entra na casa, o visitante se dá de frente à uma torre envidraçada que contém um poço de luz que traz a luminosidade da abertura zenital. Logo atrás disto, é possível perceber as escadas, que parecem flutuar no espaço aberto; as escadarias principais possuem um efeito libertador e terapêutico, vistas da torre de vidro de pé direito duplo ao lado. 

A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 12 de 13
Planta Baixa

No pavimento principal, apesar da sala principal possuir quase 5 m de largura e a sala de estar secundária 4 m, não existe a sensação de limitação do espaço devido ao teto estar a 3,5 metros de altura na sala de estar, e o projeto possuir os pavimentos escalonados que evitam a necessidade de paredes que poderiam restringir incidências de iluminação natural. Quando se percebe a área de estar em frente à casa, uma vista panorâmica da luz parece pairar das janelas alongadas que cobrem três laterais deste ambiente. Do outro lado, junto ao quarto do casal na área posterior da casa, existe uma janela ao lado do deck, que se prolonga do pavimento principal ao subsolo. É impossível não se sentir preenchido de luz natural e de espaço aberto. No segundo pavimento, grandes aberturas das janelas foram projetadas em uma parede intermediária entre os quartos e a circulação, para permitir a sensação de amplitude prevalecer. Outro elemento especial neste pavimento é uma varanda externa que possui aberturas para um dos dormitórios e uma suíte próxima. 

A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 7 de 13
© Tom Arban

O modelo de projeto linear é consistente ao longo da casa. Linhas claras e contínuas definem o espaço à primeira vista e também ao longo de toda a casa, criando harmonia, fluxos e equilíbrio. Por isso, este projeto ficou conhecido como a Casa Linear.

A Casa Linear / Green Dot Architects - Imagem 13 de 13
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa Linear / Green Dot Architects" [The Linear House / Green Dot Architects] 28 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764541/a-casa-linear-green-dot-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.