Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Albergues
  4. Argentina
  5. IR arquitectura
  6. 2011
  7. Hostel Comuna Yerbas del Paraíso / IR arquitectura

Hostel Comuna Yerbas del Paraíso / IR arquitectura

Hostel Comuna Yerbas del Paraíso / IR arquitectura
Hostel Comuna Yerbas del Paraíso  / IR arquitectura, © Federico Cairoli
© Federico Cairoli

© Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli + 22

  • Projeto e Coordenação

    IR arquitectura
  • Projeto Estrutural

    IR arquitectura
  • Projeto de Instalações

    IR arquitectura
  • Projeto de Gestão Energética

    Wulcon Energy
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto põe em prática um modelo replicável em cada um de seus pontos: a arquitetura, a lógica econômica, os critérios energéticos, as práticas agrícolas integráveis à colina e as ações de reflorestamento. Oferece a um ambiente rural uma série de ferramentas que propõem modos de habitar essas delicadas áreas florestais com necessidades produtivas, além de desenvolver um grau equivalente de integração social.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

O projeto arquitetônico desenvolve-se em função de uma série de critérios:

- O primeiro é a obtenção de um sistema construtivo e formal que permita dar respostas às vicissitudes mais rudimentares. Um sistema capaz de adaptar-se à borda do monte com o menor impacto possível, sempre levando em conta que o edifício situa-se numa área de reflorestamento. A modulação triangular permite máxima flexibilidade ao implantar o edifício entre as árvores existentes;

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

- Em segundo lugar, nos interessa a conexão das partes do sistema com as tecnologias que oferecem a zona e o modo construtivo; por um lado, deve ser coerente com o ritmo de visitas da direção da obra e, por outro, respeitar as habilidades próprias das pessoas que compõem a equipe de construção. Para eles, a chamada "casa paraguaia" é o modelo construtivo cotidiano. Adota-se esse modelo, mesclando-o com o sistema proposto.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

O resultado reduz as margens de erros em vários aspectos. Para começar, as técnicas construtivas são habituais para os que as executam. As medidas entre os eixos dos pilares são sempre de 3,00 metros, o que permite que a implantação e as modificações sejam simples. De fato, é a mutabilidade o que acaba configurando a marca do edifício.

Planta Baixa Geral
Planta Baixa Geral

O projeto é efetuado com conhecimento do sistema e o número aproximado de módulos a construir, mas sem a necessidade de impor de antemão a morfologia final do edifício. Simplesmente se utiliza o espaço vazio entre as espécies arbóreas a conservar. Logo, sobre a figura resultante, planejam-se variáveis possíveis de planta baixa e se determina qual a mais funcional ao esquema programático que requer o edifício, para então ser executado.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Desde o começo do projeto planejamos realizar parte da construção e capacitação com oficinas experimentais. Em menos de um ano após iniciadas as obras, com um espaço habitável quase pronto e com a estrutura projetada, a primeira oficina pôde ser realizada. Tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto com uma equipe interdisciplinar, capaz de abarcar tarefas que excedem as áreas particulares de desenvolvimento de cada um e junto a uma das referências a nível mundial, o professor Gernot Minke.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
IR arquitectura
Escritório
Cita: "Hostel Comuna Yerbas del Paraíso / IR arquitectura" [Comuna Yerbas del Paraíso / IR arquitectura] 29 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764493/hostel-comuna-yerbas-del-paraiso-ir-arquitectura> ISSN 0719-8906