Residência em Megara / Tense Architecture Network

Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 2 de 34Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 3 de 34Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 4 de 34Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 5 de 34Residência em Megara / Tense Architecture Network - Mais Imagens+ 29

Ditiki Attiki, Grécia
  • Arquitetos Responsáveis: Tilemachos Andrianopoulos, Kostas Mavros, Thanos Bampanelos
  • Colaborador: Athanasios Kontizas (engenheiro estrutural)
  • área Do Terreno: 11.000 m²
  • Cidade: Ditiki Attiki
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 3 de 34
© Petros Perakis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é uma resposta decisiva às necessidades de um abrigo para uma família em meio a um terreno bastante recluso. É articulado através da criação de dois pátios internos, enquanto que a relação entre seus espaços abertos e fechados é servido por duas circulações justapostas - uma deles a céu aberto e outra com uma cobertura de vidro. Os pátios e os espaços de estar se mantém em um triângulo austero e perfurado. Duas de suas laterais em forma de trapézios são inclinadas e configuram uma grande proteção, enquanto a terceira, mais retilínea, se abre às belas vistas da montanha ao fundo.

Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 5 de 34
© Petros Perakis
Planta Baixa
Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 4 de 34
© Petros Perakis

Em meio a 300 oliveiras, entre a planície de Megara e as Montanhas de Gerania, a residência está voltada para as montanhas ao norte. De planta triangular, forma quase um funil para a montanha. Dois pátios, um na entrada mais ao sul e outro entre os espaços de estar e outro próximos aos dormitórios constituem os espaços abertos da casa, e organizam um lazer a externo com forte relação ao entorno selvagem. A interpretação introvertida do volume construído e do vazio aliviam o fato da casa estar inserida em uma paisagem quase reclusa. A simplicidade é inerente, representada nas formas puras triangulares dos pátios e da planta baixa.

Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 9 de 34
© Petros Perakis
Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 2 de 34
© Petros Perakis

As formas austeras parecem ser rompidas pelos dois átrios vazados, ou talvez foram criados desde o início para eles: A paisagem os chama enquanto a residência se opõe a eles. A criação do pátio norte exigiu um grau mais complicado; duas colunas de secção triangular em diferentes direções, um componente metálico e uma viga invertida escondida, no ponto de flexão da cobertura formam parte da coreografia estrutural. O objetivo é o contato direto dos espaços com a montanha ao fundo. A cor marrom, transparente da casca de concreto aparente relaciona a casa com a cor natural da terra do entorno. Cortes verticais abrem essa casca em direção às vistas selecionadas e dirigem a luz solar ao interior; as superfícies externas de concreto da casa esperam por sua corrosão gradual.

Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 12 de 34
© Petros Perakis
Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 10 de 34
© Petros Perakis

A sustentabilidade do projeto se evidencia através de métodos passivos, com seu teto verde inclinado e com importantes funções de proteção. A vegetação da cobertura se ajusta às condições climáticas gregas, em particular as de Attica: lavanda, tomilho, helichrysum, planta Gaura, drosanthemum. Um ecossistema diverso e autossustentável, que permite que o edifício se converta gradualmente em parte da paisagem.

Residência em Megara / Tense Architecture Network - Imagem 6 de 34
© Petros Perakis

Originalmente publicado em 20 de maio de 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Megara / Tense Architecture Network" [Residence in Megara / Tense Architecture Network] 22 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764378/residencia-em-megara-tense-architecture-network> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.