O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Grécia
  5. Tense Architecture Network
  6. 2014
  7. Residência em Megara / Tense Architecture Network

Residência em Megara / Tense Architecture Network

Residência em Megara / Tense Architecture Network
Residência em Megara / Tense Architecture Network, © Petros Perakis
© Petros Perakis

© Petros Perakis © Petros Perakis © Petros Perakis © Petros Perakis + 34

© Petros Perakis
© Petros Perakis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é uma resposta decisiva às necessidades de um abrigo para uma família em meio a um terreno bastante recluso. É articulado através da criação de dois pátios internos, enquanto que a relação entre seus espaços abertos e fechados é servido por duas circulações justapostas - uma deles a céu aberto e outra com uma cobertura de vidro. Os pátios e os espaços de estar se mantém em um triângulo austero e perfurado. Duas de suas laterais em forma de trapézios são inclinadas e configuram uma grande proteção, enquanto a terceira, mais retilínea, se abre às belas vistas da montanha ao fundo.

© Petros Perakis
© Petros Perakis
© Petros Perakis
© Petros Perakis

Em meio a 300 oliveiras, entre a planície de Megara e as Montanhas de Gerania, a residência está voltada para as montanhas ao norte. De planta triangular, forma quase um funil para a montanha. Dois pátios, um na entrada mais ao sul e outro entre os espaços de estar e outro próximos aos dormitórios constituem os espaços abertos da casa, e organizam um lazer a externo com forte relação ao entorno selvagem. A interpretação introvertida do volume construído e do vazio aliviam o fato da casa estar inserida em uma paisagem quase reclusa. A simplicidade é inerente, representada nas formas puras triangulares dos pátios e da planta baixa.

© Petros Perakis
© Petros Perakis
© Petros Perakis
© Petros Perakis

As formas austeras parecem ser rompidas pelos dois átrios vazados, ou talvez foram criados desde o início para eles: A paisagem os chama enquanto a residência se opõe a eles. A criação do pátio norte exigiu um grau mais complicado; duas colunas de secção triangular em diferentes direções, um componente metálico e uma viga invertida escondida, no ponto de flexão da cobertura formam parte da coreografia estrutural. O objetivo é o contato direto dos espaços com a montanha ao fundo. A cor marrom, transparente da casca de concreto aparente relaciona a casa com a cor natural da terra do entorno. Cortes verticais abrem essa casca em direção às vistas selecionadas e dirigem a luz solar ao interior; as superfícies externas de concreto da casa esperam por sua corrosão gradual.

Planta Baixa
Planta Baixa

A sustentabilidade do projeto se evidencia através de métodos passivos, com seu teto verde inclinado e com importantes funções de proteção. A vegetação da cobertura se ajusta às condições climáticas gregas, em particular as de Attica: lavanda, tomilho, helichrysum, planta Gaura, drosanthemum. Um ecossistema diverso e autossustentável, que permite que o edifício se converta gradualmente em parte da paisagem.

© Petros Perakis
© Petros Perakis
© Petros Perakis
© Petros Perakis

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Tense Architecture Network
Escritório
Cita: "Residência em Megara / Tense Architecture Network" [Residence in Megara / Tense Architecture Network] 27 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764378/residencia-em-megara-tense-architecture-network> ISSN 0719-8906