Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 2 de 26Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 3 de 26Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 4 de 26Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 5 de 26Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: AF6 Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2241
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jesús Granada
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mitsubishi Electric
  • Equipe De Projeto: Miguel Hernández Valencia, Esther López Martín, Juliane Potter, Francisco José Domínguez Saborido, Ángel González Aguilar
  • Colaboradores: Angélica Cortés , Ana Blanco (concurso), Elías Pérez, Rubén Ingelmo, Reyes López (projeto)
  • Projeto Museológico: AF6 Arquitectos
  • Planta Museu: Alfonso Pleguezuelo Hernández
  • Consultants: DIMARQ S.L. (serviços)
  • Cidade: Sevilha
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 7 de 26
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve em um antigo complexo cerâmico, um centro de exposição de cerâmicas, um centro interpretativo em diferentes rotas turísticas no distrito de Triana, assim como as diferentes áreas para as atividades comerciais e produtivas da Fábrica de Cerâmica de Santa Ana.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 6 de 26
© Jesús Granada

Triana

Em Sevilha, o fato de cruzar o rio para se chegar em Triana é como cruzar uma fronteira imaginária onde a lógica da geração de uma cidade histórica é borrada. Triana é um distrito que se apresenta como pequeno, fechado, quase de uma escala doméstica. É uma área urbana complexa que mescla pátios de vizinhança, oficinas de artesanatos, casas populares e outro tipos de residência que datam do crescimento residencial de meados do séc XX. Em Triana existe uma co-existência sutil ao longo do trabalho artesanal e as atividades artísticas como cerâmica, flamenco, e outras atividades que têm forte identidade com a área e é refletido nas suas ruas movimentadas. Triana é o lugar para se aproveitar a vida simples cotidiana.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 9 de 26
© Jesús Granada

A produção cerâmica foi um dos ofícios principais da base do desenvolvimento de Triana desde sua origem, existente através de uma forte identidade entre o bairro e a atividade de cerâmica. Estamos em uma área com um grande apelo para arquitetura contemporânea. Aqui, não encontramos grandes edifícios públicos novos, ao invés disso, encontramos lugares para renovações ou infiltrações através de pequenas modificações, permitindo descobrir novas possibilidades em uma configuração urbana diversa e heterogênea.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 14 de 26
Planta Baixa

Patrimônio

A partir do exterior, o complexo apresenta uma imagem heterogênea que nos conta uma história relacionada com a cultura do bairro, o comércio, a indústria cerâmica e habitação. Consiste de dois blocos interconectados onde três edifícios diferentes são unidos com diferentes fachadas para a rua. 

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 5 de 26
© Jesús Granada

O primeiro deles dá acesso ao Centro de Cerâmica de Triana e está revestido com peças cerâmicas publicitárias da Cerâmica Santa Ana. Constitui a esquina próxima à Praça Altozano, início da Ponte Triana. O segundo, menor em altura, possui uma aparência industrial e mais austera e o terceiro é um edifício de três pavimentos com uma entrada independente a partir da rua.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 3 de 26
© Jesús Granada

A antiga fábrica esteve ativa até o final do século 20, o que permitiu que muitos dos elementos fossem completos em seu local original: sete fornos de queima, usinas de pigmentos, oficinas e depósitos. Durante as obras arqueológicas, restos de 8 fornos foram encontrados, sendo que os mais antigos datam do final do século XVI, e dois deles foram integrados ao projeto. A antiga fábrica não é aparente a partir da rua; está oculta por trás de dois edifícios que maqueiam sua imagem urbana.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 8 de 26
© Jesús Granada

Estratégias

O antigo centro de cerâmica é o resultado de um processo histórico onde a colonização do espaço interno não é baseada na forma, mas na resolução de necessidades dos artesãos: manufatura, expansão, armazenamento, modernização. O projeto é proposto como um processo extra visto de um ponto de vista contemporâneo, criando um valor acrescentado com uma coexistência complexa.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 12 de 26
Implantação

O Centro se insere no tecido complexo do bairro, criando uma paisagem urbana interna rica e diversificada. Os novos espaços adaptam sua altura e forma em relação aos edifícios existentes, já que o projeto não tem como objetivo ser uma referência visual para alterar o perfil arquitetônico de Triana, não há fachadas. O complexo foi destinado a ser descoberto quando se entra nele.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 11 de 26
© Jesús Granada

Térreo. Caminho sobre a fábrica. Um labirinto.

No pavimento térreo, o edifício é organizado para ser visitado em uma caminhada contínua entre os fornos de cerâmica. O térreo possui uma loja, uma nova oficina e as exposições dentro da antiga fábrica.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 26 de 26
Diagrama

Uma narrativa do processo de produção cerâmica é levada a cabo através do uso de diferentes elementos cerâmicos inseridos em seu contexto original. É proposto um labirinto entre os fornos e os antigos espaços de produção que informam o visitante como era a produção tradicional de Triana. Para isto, um método arqueológico é seguido sem apagar os traços do tempo e o espaço (fumaça, desordem, tijolos, madeira, cinzas), elementos que são parte deste patrimônio.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 2 de 26
© Jesús Granada

Primeiro Pavimento: salas de exposição. Paisagem cerâmica

A nova área de exposição surge no primeiro pavimento através de um espaço suspenso rodeado de peças cerâmicas. É um edifício separado com uma lógica oposta àquela do térreo. A construção aqui é fisicamente separada do chão com uma estrutura independente configurando uma rota retangular que se baseia nas paredes divisórias.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 23 de 26
Corte

A forma resultante se adapta à geometria de cada um dos grupos de fornos que hipoteticamente podem voltar a funcionar. Durante o tour através da exposição, o espaço se expande e logo encolhe. As galerias de exposição estão localizadas em áreas mais espaçosas; das áreas mais estreitas é possível ter uma perspectiva da antiga fábrica. Os espaços das exposições permanentes de cerâmica estão divididos em diferentes épocas: Medieval, Renascença, Barroco, séculos XIX e XX. 

Em determinado momento, um edifício de tijolos de dois pavimentos emerge no centro do terreno. É onde os pintores de cerâmica costumavam trabalhar e agora é destinado a ser utilizado para exposições temporárias. 

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 10 de 26
© Jesús Granada

No primeiro pavimento, a envoltória interna das fachadas reforça o conceito do processo de acumulação que o projeto foi construído. Uma sub-estrutura de metal galvanizado como grandes prateleiras dá suporte para uma aparentemente desordenada pilha de peças cerâmicas em quatros tamanhos diferentes. Essa ação tem como objetivo a proteção solar e para criar uma fachada diferente, destaque desta fábrica cerâmica.

Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos - Imagem 19 de 26
Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Antillano Campos, 14, 41010 Sevilla, Sevilha, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Cerâmico Triana / AF6 Arquitectos" [Triana Ceramic Museum / AF6 Arquitectos] 27 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764319/museu-ceramico-triana-af6-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.