Corporativo Antara I / Sordo Madaleno Arquitectos

Corporativo Antara I / Sordo Madaleno Arquitectos - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Sordo Madaleno Arquitectos; Sordo Madaleno Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  157000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paul Rivera
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FAPRESA, Grupo Arca, Helvex, VALVO
  • Diretor De Arquitetura: Javier Sordo Madaleno de Haro
  • Diretor De Projeto: Jorge Isaías Guerrero
  • Gerente De Desenho: Jose Luis Santillan
  • Coordenação De Engenharia : Eng. Marcos Hernández Rodríguez e Eng. Héctor Ruiz Hernández
  • Marketing E Meios: Rosalba Rojas, Maria Luisa Guzmán
  • Equipo De Desenho: Abraham Tejeda, Armando Zárraga, Jesus Montaño C., Armando Canales, Daniel Hernández, Arturo Alcantara, Oscar Milla
  • Desenho Gráfico: NYC (Identidade Gráfica), Recisa (Sinalização)
  • Engenharia Estrutural: Grupo RIOBOO
  • Engenharia De Fachada: FAPRESA
  • Engenharia Elétrica: H&B
  • Engenharia A/C: IACSA
  • Engenharia De Sistemas E Instalações Especiais: Innovative Designs
  • Engenharia Hidrosanitária: GHA
  • Consultor De Iluminação: Luz y Forma
  • Consultor De Paisagem: Sordo Madaleno Arquitectos, Jard. Rosalio Flores
  • Construção: Gerenciamento de Projeto: G+A
  • Desenvolvimento: GIDI, Ignacio de Velasco (Diretor Geral), Alejandro Calvo (Subdiretor)
  • Arquiteto Encarregado: Javier Sordo Madaleno Bringas
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Paul Rivera

Descrição enviada pela equipe de projeto. A regeneração urbana desencadeada pelo desenvolvimento de usos mistos Antara com sua primeira fase (2006) foi uma das ações mais importantes na zona noroeste da Cidade do México. Provocou uma nova condição urbana combinando completamente o perfil da zona, atribuiu valor imobiliário, redensificou o uso do solo e impôs o investimento de capital. Continuando com esta mesma visão Antarra desenvolve a segunda fase de seu plano diretor subdividido em duas etapas: (1) O Edifício Corporativo Antara I e (2) O Edifício Corporativo Antarra II. Circundantes entre eles, localizados na parte noroeste do conjunto.

© Paul Rivera

Corporativo Antara I tem um diálogo arquitetônico muito direto e uma íntima relação com a primeira fase. Estas similaridades revelam-se no projeto e nas intenções dos ambientes, usos, conexões, materiais e estruturas. O traço da planta arquitetônica da torre Corporativo Antarra I obedece a linhas paralelas e radiais da trama original da primeira fase de Antara, já que suas plantas, ainda que retangulares, apresentam traços curvos em suas fachadas norte e sul.

© Paul Rivera

O desenho da fachada corresponde e acentua a função interior do edifício. É um padrão interessante para formar módulos retangulares de diferentes dimensões, todos coincidindo num mesmo ponto e feitos com um desenho baseado em pré-fabricados. Os elementos verticais se estendem para além do último nível envolvendo o espaço vazio do último piso, enaltecendo a verticalidade do edifício. Os diversos ritmos dos módulos criam um jogo de luz e sombra que provoca uma sensação de maior profundidade nos planos do edifício e resultam em diferentes efeitos dependendo do momento do dia. 

© Paul Rivera

O programa de escritórios foi projetado da maneira mais simples possível, dado seu uso e sua função. O núcleo central que contém os serviços (sanitários, circulações verticais e dutos) em ambas as torres se encontram no centro do edifício com a intenção de potencializar as extraordinárias vistas panorâmicas da cidade, ampliar os espaços dos escritórios até a frente em qualquer ponto do edifício e, além disso, com a intenção paralela de gerar plantas livres muito versáteis e flexíveis, capazes de acomodar diversas configurações espaciais no interior. 

Corte

Foi projetada uma grande praça a frente desta segunda fase sobre a Av. Miguel Cervantes Saavedra com fontes e jardins como acessos principais de veículos e pessoas. Neste nível encontra-se um hall de entrada para veículos com serviço de valet de estacionamento ou autosserviços. O térreo e os sótãos são independentes, de forma irregular e comunicam-se internamente por meio de rampas helicoidais para seu melhor funcionamento.

© Paul Rivera

O Corporativo Antara I teve sua construção finalizada com êxito em 2013. Foi projetado como um espaço para escritórios em 13 pavimentos com seus primeiros dois pisos para uso comercial, conta com um mezanino de circulação, um nível para equipamentos na cobertura e sete pisos de estacionamento subterrâneos e mais um andar de serviços (tratamento de água e cisternas). Sua altura total é de 16,85 metros, sobre o nível da calçada. Possui uma superfície construída para escritórios de 27469 m² e 2389 m² de zona comercial, além de áreas de serviço e terraços que somam 36609 m². O estacionamento subterrâneo tem 49170 m² de superfície construída somando um total de 85779 m² de área construída. Sua área de projeção é de 2166 m² e 3808 m² de área descoberta, tendo uma superfície de 5974 m².

© Paul Rivera

No térreo do Corporativo Antara I se encontra a galeria que funciona como acesso aos escritórios, às áreas comerciais e conecta ao centro comercial. No primeiro nível também estão presentes áreas comerciais. No segundo nível se localiza o piso Transferência e Controle de Escritórios. Depois, os 3 primeiros níveis tornam-se contíguos à circulação de serviço do centro comercial e no quarto nível, na fachada sul, se desenhou um balanço que "voa" sobre a cobertura da área de alimentação da primeira fase.

© Paul Rivera

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Ejército Nacional, Polanco, Miguel Hidalgo, Cidade do México, DF, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Corporativo Antara I / Sordo Madaleno Arquitectos" [Corporativo Antara I / Sordo Madaleno Arquitectos] 14 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763667/corporativo-antara-i-sordo-madaleno-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.