Casa T&G / Nicolás Campodonico

Casa T&G / Nicolás Campodonico - Mais Imagens+ 15

Rosário, Argentina
  • Colaboradores: Martin Lavayen, arq., Tomas Balparda, arq., Pablo Taberna, Ma. Virginia Theilig, arq., Soledad Cugno, arq.
  • Cálculo: Eng. Carlos Geremía
  • área Do Terreno: 320 m²
  • área Construída: 145 m²
  • área Semi Coberta: 72 m²
  • Cidade: Rosário
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta casa está inserido num bairro próximo ao centro da cidade de Rosário, num tecido consolidado com construções de um e dois pavimentos, de uso residencial. A construção é feita num lote com frente ao norte e sobre uma pequena paisagem dentro desta trama.

© Martin Lavayen

A viga de concreto armado que reconstrói a fachada pública retoma a altura da casa vizinha (com aproximadamente quatro metros de altura). Desde esta estrutura forma-se uma aba que divide o ingresso pedonal do veicular, gerando para cada um uma altura e uma profundidade diferente. Já no interior, a sequência de espaços: coberto - aberto - coberto - fechado - coberto - aberto e as distintas atmosferas produzidas pela luz e os materiais propõem uma série de percursos. Estes caminhos conectam a rua com a massa verde de cítricos, amoreiras e pastos que crescem no fundo do terreno e se superpõem com as bananeiras no horizonte. Uma escada lateral leva ao pavimento superior, que fechando o percurso volta a se vincular com a rua e o bairro a partir das vistas elevadas.

Planta

Os espaços da casa são produzidos a partir de elementos de concreto (pré-moldados e in situ) que são apoiados nas paredes que limitam o terreno, respeitando uma ordem e modulação em planta e adquirindo variações no corte. Estas variações permitem proporcionar espaços de diferentes dimensões e produzir entradas diversas de luz para os animar.

© Martin Lavayen

O jardim posterior está orientado ao sul com respeito à casa, relacionado por uma galeria. Esta condição lumínica foi balanceada com a entrada de luz entre o teto da galeria e da sala de estar, e por uma claraboia corrida que toma luz desde o norte.

© Martin Lavayen

A casa explora diversas condições de atmosferas a partir das relações entre seus ambientes, a luz e os exteriores.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa T&G / Nicolás Campodonico" [Casa T&G / Nicolás Campodonico] 11 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763616/casa-t-and-g-nicolas-campodonico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.