Refeitório Colégio Guillén Lafuerza / Miguel Ángel García-Pola Vallejo

© Marcos Morilla
Oviedo, Espanha

Refeitório Colégio Guillén Lafuerza / Miguel Ángel García-Pola Vallejo - Mais Imagens+ 18

  • Arquiteto Técnico: Enrique Mendívil Barcala
  • Engenheiro De Minas: Javier Fuente Alonso
  • Engenheiro Técnico Industrial: Fernando Díaz García
  • Construtor: MODULTEC S.L.
  • Orçamento Da Execução: 269.691,50 Euros
  • Cidade: Oviedo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Marcos Morilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação do projeto toma como referência a ordenação ortogonal do restante dos edifícios do Colégio Público Guillén Lafuerza.

© Marcos Morilla

Devido às condicionantes do programa, propôs-se uma solução que minimizasse o trânsito de pedestres coberto desde os demais edifícios e a proximidade à zona de tráfego, para possibilitar o acesso de alimentos à cozinha do refeitório através do estacionamento existente.

Planta Baixa

O edifício, de planta retangular e forma prismática, é revestido com chapa metálica perfilada, com as arestas curvadas, para suavizar o impacto visual que produz sua implantação no local. Com esse solução evitam-se, ainda, as calhas e os encontros entre fechamentos da fachada e da cobertura, facilitando a manutenção do edifício.

© Marcos Morilla

A planta, apenas compartimentada, dispõe de uma sala destinada ao refeitório, uma cozinha, uma área de guarda-roupas e depósito de mochilas e banheiros para ambos os sexos.

© Marcos Morilla

Os vazios dos fechamentos foram dimensionados buscando um equilíbrio entre a obtenção de luz natural e a perda de calor de seus componentes. Para sua localização e proporção, foi considerado, além de sua orientação, a escala de seus usuários e as vistas existentes desde o interior.

© Marcos Morilla

O edifício conta com dois acessos, ambos para pedestres. O principal, situado na fachada oeste, é coberto com uma marquise que prolonga a envoltória do edifício e liga-se ao caminho coberto do colégio. O outro acesso, de serviços, situado na fachada norte, conecta-se com a área de estacionamentos através de uma passarela descoberta.

© Marcos Morilla

Considerando o reduzido período de tempo previsto para a construção, devido à necessidade urgente de uso do equipamento, projetou-se uma solução pré-fabricada, subdividindo o volume principal em quatro módulos prismáticos que se apoiam sobre uma parede de concreto armado e sobre pilares de aço laminado de diferentes alturas, adaptando-se à topografia do terreno.

Corte Transversal 2

Propôs-se a utilização de apenas duas cores nos revestimentos, uma cor cinza [silver metalic RAL 9006] na chapa perfilada de aço e uma cor quente, [RAL 1003], para o restante dos materiais.

© Marcos Morilla

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Jacintos, 33010 Oviedo, Asturias, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refeitório Colégio Guillén Lafuerza / Miguel Ángel García-Pola Vallejo" [Comedor Colegio Guillén Lafuerza / Miguel Ángel García-Pola Vallejo] 30 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763466/refeitorio-colegio-guillen-lafuerza-miguel-angel-garcia-pola-vallejo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.