Apartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos

Apartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos - Bancada, Cozinha, CadeiraApartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos - Sofá, Prateleira, JanelaApartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos - Cadeira, BancadaApartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos - Prateleira, CadeiraApartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Apiacás Arquitetos; Apiacás Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fornecedores: Ezalci Construções, Marcenaria Tronco, Reka Iluminação, Vidraçaria Boa Nova
  • Equipe De Projeto: Acácia Furuya, Anderson Freitas, André de Oliveira, Caroline Endo, Cibele Mion, Yuri Faustinoni
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos - Sofá, Janela
Cortesia de Apiacás Arquitetos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em frente à Praça Buenos Aires, no bairro de Higienópolis, este apartamento possui uma privilegiada situação: vistas interessantes nas suas duas faces opostas. Na frente, vê-se a copa das árvores da praça; nos fundos, toda a perspectiva da Avenida Angélica a descortinar-se.

Apartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos - Prateleira, Cadeira
Cortesia de Apiacás Arquitetos

A premissa do projeto era a integração dos espaços de serviço e estar, transformando-os em novas situações de convivência, hoje tão comuns em nossa vida cotidiana.

Planta - Intervenção

Nos fundos do apartamento, a área de serviço foi adaptada para servir, além de sua original função, como varanda da cozinha. Uma porta de correr com vidro leitoso faz a separação dos ambientes quando necessário. Na frente do apartamento, uma nova varanda foi introduzida (deve-se considerar que o antigo morador a havia suprimido para aumentar a sala de estar) com uma profundidade maior que as originais do edifício.

Apartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos - Cadeira, Bancada
Cortesia de Apiacás Arquitetos

Novos caixilhos de madeira foram introduzidos com mecanismo para permitir a total abertura para ambas as vistas, estabelecendo uma relação de total integração com o ambiente externo. A simples demolição das paredes já seria, de certa maneira, suficiente para se obter a integração de espaços desejada. Para reforçar esta idéia, foram desenhados móveis para todos os cômodos com o mesmo sistema construtivo: madeira compensada, fórmica e vidro, fortalecendo a unidade do apartamento e retirando qualquer hierarquia entre os usos.

Apartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos - Sofá, Prateleira, Janela
Cortesia de Apiacás Arquitetos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Higienópolis, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Santa Amália / Apiacás Arquitetos" 09 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763404/apartamento-santa-amalia-apiacas-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.