Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa para uma violinista / OAM

Casa para uma violinista / OAM

© Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada + 18

Málaga, Espanha
  • Arquitetos: OAM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  82
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografias:  Jesús Granada
  • Instalações: Alejandra Trigueros de la Cruz.
  • Arquiteto Técnico: Cristian Fernández Garzón.
  • Estruturas: JC ingeniería.
  • Serralheria: Kawneer España
  • Cozinha: Nolte
  • Banheiro: Cubik
  • Mecanismos: GIRA
  • Construtora: HECASERCO
  • Orçamento: 120.000 euros
Mais informações Menos informações
© Jesús Granada
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com apenas um movimento do arco, o violino é capaz de produzir um som por 60 segundos. No espaço desse tempo, a nota musical flui do instrumento sem alterações, de forma constante, sem aumentos de intensidade, nem caídas. A ligação com os outros sons, entre nota e nota, é feita com a execução do legato sem pertubações, uma continuidade absoluta do som.

© Jesús Granada
© Jesús Granada
Corte
Corte

Em termos arquitetônicos, esta condição de continuidade, mediante a qual o espaço se articular sem rupturas, foi uma qualidade de projeto solicitada pelos clientes, um jovem casal. Ela violinista, com dois filhos pequenos.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A pequena escala do projeto, consistente na reforma integral de uma casa de 49 m² entre muros, determinou o máximo esvaziamento possível de seu interior, para incorporar no volume útil da nova casa os espaços perdidos da casa original sobre o teto falso e sanitário forjado. Esta operação permite desenvolver o programa funcional em dois níveis e uma área interior de 85 m² e exterior de 80 m² com o novo nível principal da casa na cota inferior do pátio-jardim, na parte posterior do terreno. O acesso é mantido através da varanda dianteira na cota original, um novo nível intermediário onde está a sala de música. Desde este nível, se acessa os níveis superior e inferior salvando alturas de 1,5 metros.

Corte
Corte

O espaço da casa é contínuo e as estâncias são definidas sem confinamentos, mantendo relações abertas entre elas, capazes de evoluir com a vida de seus donos. A cozinha ocupa o jardim, como um pequeno pavilhão isolado; a circulação que circunda ela, conecta o jardim com a sala, e a galeria verde com o dormitório infantil. O clima mediterrâneo permite estender o espaço interior da casa aos espaços exteriores que são incorporados como novos ambientes.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A execução material da nova residência procurou reduzir o ruído visual ao máximo, evitando o uso de materiais ou soluções construtivas excessivas. Busca-se o silêncio. A vida será música.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
OAM
Escritório
Cita: "Casa para uma violinista / OAM" [House for a Violinist / OAM] 08 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763354/casa-para-uma-violinista-oam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.