Casa Mar / Sandra Moura

Casa Mar / Sandra Moura - Mesa, Janela, Cadeira, Fachada, VigaCasa Mar / Sandra Moura - Mesa, Iluminação, CadeiraCasa Mar / Sandra Moura - Fachada, Janela, JardimCasa Mar / Sandra Moura - Imagem 5 de 20Casa Mar / Sandra Moura - Mais Imagens+ 15

Cabedelo, Brasil
  • Arquitetos: Sandra Moura; Sandra Moura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  967
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cácio Murilo
  • Paisagismo: Benedito Abbud
  • Luminotécnica: Stiluz
  • Engenheiro: Paulo Henrique
  • Esquadrias, Escada E Decks: Fecimal Arte & Madeira
  • Móveis Planejados: Florense
  • Persianas: Uniflex
  • Móveis: Dedon By Collectania
  • Piso: Portobello
  • Mármore E Granitos: Cristal Mármore e Granitos
  • Revestimentos: Oca Revestimento
  • Autora: Sandra Moura
  • Colaboração: Alexandre Suassuna
  • Cidade: Cabedelo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mar / Sandra Moura - Imagem 6 de 20
© Cácio Murilo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Temos nesta casa um conceito clean de morar; ausência do supérfluo, valorização da amplitude, pouca informação visual, leveza nos detalhes, muita luz natural, multifuncionalidade, elementos sustentáveis e resgate, caracterizando um morar contemporâneo. 

A casa mostra-se com espaços generosos, complementando e dialogando o interno com o externo, pois o fechamento da casa possibilita a abertura total das suas esquadrias, a transparência do espaço das áreas sociais para o mar refletindo o desejo dos seus moradores de literalmente o espaço da casa virar um “mar de transparência”. 

Fachadas

Na fachada oeste, com visão para a rua, concebemos uma estrutura em alumínio, que tem uma alusão a uma rede de pesca, e este elemento atua como anteparo para o sol poente. 

No térreo temos hall de entrada, sala de estar, jantar, cozinha gourmet, varanda, área de serviço, suítes de serviços, garagem e lavabo. No 1º pavimento 7 suítes e varandas. No 2º pavimento espaço gourmet e lounge, banheiro, piscina, deck da piscina. 3º pavimento, áreas técnicas, gramado, mirante para visualizar o mar e o céu. 

Casa Mar / Sandra Moura - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Cácio Murilo

Definitivamente este espaço provoca todos os sentidos humanos, para os ouvidos o barulho do mar e dos pássaros, para o olfato as fragrâncias da natureza, para os olhos o deleite de mirar para o infinito, e os peitoris em vidro remete uma sensação de liberdade e simbiose com a natureza.

 Em relação a iluminação, o segundo andar apresenta características bastante inovadoras, a arquiteta deixou o concreto do teto aparente  com um pé direito de 3,8m e 6 grandes luminárias foram atirantadas neste espaço com uma característica de iluminação indireta e direta, transformando este de forma surpreendente com a luz. 

Casa Mar / Sandra Moura - Janela
© Cácio Murilo

Nas suítes foram utilizadas sancas de iluminação e perfis em frente ao guarda-roupa, revelando sensações únicas, apresentando uma atmosfera intimista e acolhedora. 

No hall e escada a iluminação permaneceu intimista e indireta. 

Casa Mar / Sandra Moura - Fachada, Janela
© Cácio Murilo

Nós procuramos investir no projeto materiais naturais, refletindo o estilo de vida dos seus usuários. A madeira, nas esquadrias e nos revestimentos de paredes. O concreto aparente expondo uma estrutura nua e crua dando a sensação de despojamento à casa, pois o concreto é sinônimo de versatilidade e simplicidade e foi “redescoberto” por criar um projeto impositivo com características forte e marcante na paisagem urbana. 

No lado sul procuramos colocar esquadrias que recolhem todas dando para um jardim vertical. Este jardim foi elaborado com estrutura em madeira e vasos cerâmicos com plantas, integrando a natureza ao espaço social de sala, elemento importante que se caracteriza por ser um grande antídoto contra um plano desnudo de uma parede dando a sensação de uma obra de arte viva e mutante. 

Casa Mar / Sandra Moura - Mesa, Cadeira, Fachada, Janela
© Cácio Murilo

Acredito que um profissional de arquitetura precisa escutar todos os desejos e anseios dos seus clientes e realizar o sonho conquistado com o fruto do trabalho, reafirmando a dignidade, amparo e respeito dos seus donos.

Planta - Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mar / Sandra Moura" 06 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763303/casa-mar-sandra-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.