Passeio Marítimo Balestrate / AM3 Architetti Associati + Studio Cangemi

Passeio Marítimo Balestrate / AM3 Architetti Associati + Studio Cangemi - Mais Imagens+ 16

© Mauro Filippi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto relativo ao passeio marítimo de Baletrate foi feito numa área que, embora não seja altamente antropizada, torna-se muito densamente povoada no verão devido a forte atração turística, já que ali existem diversos resorts à beira-mar.

Corte
Master Plan
Corte

O projeto executivo e sua realização destinou-se à relação ambiental dos espaços públicos existentes, alguns deles incluídos no LIC (Lugar de Importância Comunitária) ITA 010018 'FOCE DEL TORRENTE CALATUBO' (‘Foz do Rio Calatubo’).

© Mauro Filippi

A planta com pequenas, mas significativas, mudanças no estado do lugar, busca preservar e melhorar a paisagem e as características naturais, mitigando o impacto ambiental da pista sobre a costa.

Detalhe

O desenho é centrado na criação de um passeio marítimo em contato direto com a praia, o que limita a presença de estruturas artificiais. O projeto pretende melhorar o impacto ambiental da rodovia frente ao mar, sobre a costa, e favorecer um uso não veicular do lugar.

© Mauro Filippi

Todos os trabalhos sobre o traçado do passeio marítimo foram ajustados de acordo com o princípio de fácil reversibilidade.

Os pavimentos do passeio foram substituídos por uma cobertura de concreto feito in-situ, com agregados de pedras e areia, que depois foi lavado para expor os agregados à vista.

Corte

Os pontos de acesso ao mar foram facilitados devido à instalação de passarelas de madeira laminada e aço inoxidável. Com o objetivo de limitar o impacto das obras, colocou-se um lastro de pedra local, com o propósito de proteger o muro de contenção da pista de possível afundamento, e de definir uma forma mais natural da margem costeira.

© Mauro Filippi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:90041 Balestrate Palermo, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Passeio Marítimo Balestrate / AM3 Architetti Associati + Studio Cangemi" [Balestrate Seafront / AM3 Architetti Associati + Studio Cangemi] 04 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763154/passeio-maritimo-balestrate-am3-architetti-associati-plus-studio-cangemi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.