Caixa Preta / UTAA

Caixa Preta / UTAA - Imagem 2 de 43Caixa Preta / UTAA - Imagem 3 de 43Caixa Preta / UTAA - Imagem 4 de 43Caixa Preta / UTAA - Imagem 5 de 43Caixa Preta / UTAA - Mais Imagens+ 38

Seongnam-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: UTAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  183
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jin Hyo-suk
Caixa Preta / UTAA - Imagem 25 de 43
© Jin Hyo-suk

Descrição enviada pela equipe de projeto. A CAIXA PRETA está localizada em Pangyo-dong, que surgiu no contexto do plano de criar um ambiente urbano sustentável afim de proporcionar espaço para assegurar o desenvolvimento urbano-regional no centro da cidade. Dentro do plano, existe uma área residencial para residências unifamiliares.

Caixa Preta / UTAA - Imagem 34 de 43
© Jin Hyo-suk

O edifício tem seu limite coincidindo com o limite oficial da rua. Além disso, é impossível instalar cercas devido à normativa da zona de planificação do distrito. É por isso que muitas casas usam janelas com cortinas metálicas durante o dia.

Caixa Preta / UTAA - Imagem 35 de 43
Planta - Térreo

O cliente estava preocupado com os problemas de privacidade no que se refere às pessoas passando na rua que poderiam espiar através das janelas. Portanto foi necessário resolver as janelas apenas para iluminação e ventilação. Resultou como proposta uma solução de extensas linhas de janelas corridas, desencadeando uma boa linguagem arquitetônica da "caixa preta", que permite vistas do amplo pátio que a rodeia, e divide o volume em duas partes.

Caixa Preta / UTAA - Imagem 10 de 43
© Jin Hyo-suk

Leves peças de madeira através de uma longa janela em fita revelam uma estética estrutural dinâmica e honesta. O acesso ao pátio interno se da através das peças. A casa tem sua fachada a Norte e está rodeada de outras casas. Esperamos que este espaço do pátio seja aconchegante e cômodo na complexidade da área urbana, além de passar a ser uma extensão da sala de estar no interior da casa.
 

Caixa Preta / UTAA - Imagem 40 de 43
Corte

Na parte inferior da Caixa localizam-se os espaços de uso comum. Cozinha, copa e os dormitórios de hóspedes que rodeiam o pátio interior, estão sempre abertos para os convidados. Por outro lado, o setor superior da Caixa é restrito ao uso da família. O ponto chave do projeto é a escada que conecta as duas caixas. Interpretamos esse espaço como uma sala já que a escada, além de desempenhar o papel principal de ligação das caixas, ainda funciona como assento para ler livros, ver filmes, como sala de vídeo ou sala de jogos familiares. A Caixa Preta é um espaço para viver em harmonia com os demais. 

Caixa Preta / UTAA - Imagem 33 de 43
© Jin Hyo-suk

A Caixa Preta tem um sistema estrutural de madeira compensada. Quando começamos o desenho arquitetônico, se projetou a casa em tijolos. Contudo, o arquiteto não optou pelo tijolo como material de acabamento, por que não lhe pareceu coerente com a estrutura de madeira. Desta forma, optou-se por um acabamento cerâmico, como uma expressão honesta de si mesmo. A cerâmica consistia apenas de alvenaria horizontal sem juntas verticais, gerando uma sensação de firmeza e luminosidade para os clientes.

Caixa Preta / UTAA - Imagem 4 de 43
© Jin Hyo-suk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Caixa Preta / UTAA" [Black Box / UTAA] 09 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763144/caixa-preta-utaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.