Poliesportivo Bº Províncias Unidas / Estudio demarchisalcedo.arqs + Barigelli & Asoc

Poliesportivo Bº Províncias Unidas / Estudio demarchisalcedo.arqs + Barigelli & Asoc - Mais Imagens+ 15

  • Estruturas: Eng. Diego Busso
  • Instalações: Eng. Marcelo Remolina
  • Construtora: Lineu S.A.
  • Cliente: Governo da província de Neuquen
  • Equipe De Projeto: Barigelli Julio, De Marchi Rodrigo, Salcedo Federico, De Marchi Emiliano,
  • Colaboradores: Puppio Andrea
  • Cidade: Neuquen
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Maju Franzán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma área residencial de baixa densidade, próxima ao Rio Neuquén, na cidade homônima, encontra-se o Poliesportivo B° Províncias Unidas, projetado pelo escritório demarchisalcedo.arqs.+ Barigelli & Asoc.

Fachada

A proposta está localizada em um terreno com desnível em uma quadra de pequenas dimensões. Ela transcorre sobre uma artéria principal importante da cidade. Este elemento urbano procura conectar duas áreas do bairro não integradas e garantir vazios urbanos para atividades e encontro dos habitantes.

© Maju Franzán

O edifício destinado à Sociedade Vicinal Bº Províncias Unidas está situado em uma parte intermediária do lote cedido entre as ruas Islas Maldivas, Rio Mocoreta e Alberti da cidade.

Fachada

Este projeto adapta sua resolução formal e programática a uma vinculação das duas escalas de pedestre existentes, perseguindo uma nova atividade circulatória. Procura-se resguardar um desnível criando um elemento que permite abrigar os serviços do programa.

© Maju Franzán

A proposta reforça a existência de uma praça seca inclinada, onde tradicionalmente se desenvolve uma feira de frutas e verduras. Ela mesma define a entrada ao edifício. É neste nível estratégico em que o edifício é projetado do ponto de vista funcional e formal.

Corte

A volumetria do edifício é gerada como resposta neutra sobre a artéria principal e confere uma resposta mais permeável e plástica sobre as ruas de caráter secundário, onde estão os acessos às praças, pátios e elementos de equipamentos. Assim, o edifício é apoiado sobre uma borda do terreno liberando parte deste e criando um vazio urbano.

© Maju Franzán

Sua morfologia e materialidade conformam um espaço com paredes de concreto em planta baixa que cobre todos os serviços sanitários e anexos, contendo desta maneira a atividade principal.

© Maju Franzán

No seu primeiro nível, a materialização persegue a unidade e isto é criado através dos blocos de concreto dispostos em posição invertida, como tela permeável que controla a entrada de luz e enfatiza as mudanças lumínicas ao longo do dia. A cobertura (23m x 32m) está desenhada a partir de um tecido sinérgico resistente e leve que acompanha e reforça a resolução geral da forma.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Neuquén, Neuquén, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Poliesportivo Bº Províncias Unidas / Estudio demarchisalcedo.arqs + Barigelli & Asoc" [Polideportivo Bº Provincias Unidas / Estudio demarchisalcedo.arqs + Barigelli & Asoc] 07 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763080/poliesportivo-bo-provincias-unidas-estudio-demarchisalcedrqs-plus-barigelli-and-asoc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.