Restaurante Conolove / Oficina Informal

Restaurante Conolove / Oficina Informal - Mais Imagens+ 28

  • Construção: Antonio Yemail
  • Colaborador: Juan Camilo Anzola
  • Sistema Gráfico: María Andrea Santos, Diego García
  • Intervenção Cores: Andrés Kal
  • Paisagismo: Victoria Jardines (Daniel Bernal)
  • Arquitecto A Cargo: Antonio Yemail
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Santiago Pinyol

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conolove é um pequeno restaurante que ocupa parte de uma casa de estilo colonial localizada em uma área de preservação arquitetônica no Setor das Águas, em Bogotá.

O último Urapán

No reconhecimento da habitação existente e seu entorno, encontramos uma árvore de Urapán  de 20 metros de altura. Preservá-la passou a ser uma das premissas do projeto, uma vez que má qualidade do solo (argila) resultaram na quase extinção desta espécie na paisagem de Bogotá. Observar sua presença ao sair do local e o movimento das suas folhas fizeram-nos buscar também a recuperação da marquise do espaço central e o deslocamento dos elementos arquitetônicos que obstruem o eixo que marca o acesso do local.

Plantas

Restaurante Conolove / Oficina Informal - Mais Imagens+ 28

Intervenção crítica

Apenas a fachada da casa é protegida pelo patrimônio histórico. Seu interior perdeu seus valores espaciais para a sucessão de ajustes, adições e divisões dos quais sofreu ao longo do tempo. Trabalhamos com um critério de procurar camadas de informações e encontrar espaços na sua forma mais elementar através de demolições específicas como a parede entre o mezanino e o vazio, uma coluna especial no salão e a divisão com o resto da casa.

© Santiago Pinyol

Liquefazer o tempo

Nosso trabalho no espaço está enquadrado nos princípios básicos de circular e conter. Por um lado, instalamos uma escada caracol aumentando o espaço do salão principal e conectando-o ao mezanino, e uma plataforma que reduz as alterações de níveis no interior e permite uma circulação ininterrupta. Por outro lado, construímos uma estrutura de vidro de altura dupla que separa as instalações do resto da casa, sem perder a iluminação e uma série de estruturas curvas que compõem o acesso, a zona da cozinha e a zona de serviços.

Na geometria curvilínea existe a possibilidade de identificar os elementos que correspondem à nova adaptação, mas em contrapartida, a utilização de cores em vários planos, os materiais tradicionais e os revestimentos translúcidos tecem os espaços e liquefazem o tempo e seus resíduos em uma arquitetura única.

© Santiago Pinyol

Materiais atemporais

Procuramos usar materiais que promovem o diálogo entre os vários estilos presentes no edifício através de duas estratégias: a continuidade e o contraste. A madeira em parquet instalada em "espinha de peixe", as pastilhas hexagonais de barro, as bancadas de madeira de "Flor Morado" e os vidros martelados são uma interpretação do estilo tradicional bogotano e atendem a intenção de neutralidade. Por outro lado, nos espaços vazios e divisões, utilizamos, em contraste, os padrões gráficos, materiais metálicos e cores que representam o espírito do novo programa do edifício.

© Santiago Pinyol

Uma pequena paisagem

Usamos a mudança do nível existente no salão para plantar uma árvore de Yarumo no coração do projeto. Esta espécie nativa de rápido crescimento e grandes folhas aumenta a sensação de verticalidade, proporciona sombra e cria uma paisagem inesperada no interior.

© Santiago Pinyol

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Conolove / Oficina Informal" [Conolove / Oficina Informal] 05 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763079/conolove-oficina-informal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.