Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins

Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 2 de 18Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 3 de 18Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 4 de 18Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 5 de 18Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Mais Imagens+ 13

Antiparos, Grécia
  • Colaboradores: Cristina Chicau, Maria Sofia Santos, Miguel Marques, Patricio Guedes
  • Arquitetos Locais: Dionysis Zacharias Architects
  • Paisagismo: Thomas Doxiadis
  • Engenharia Estrutural: Christos Kaklamanis
  • Engenharia Elétrica E Mecânica: George Cavoulacos
  • Gerente De Obra: Dimitris Karantzas and Kostis Makris
  • Projeto: 2008-2013
  • área Do Terreno: 25370 m2
  • Cliente: Oliaros SA – Iasson Tsakonas
  • Cidade: Antiparos
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 2 de 18
© Claudio Reis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia principal do projeto foi baseada em dois elementos: as paredes existentes, em diferentes níveis, e as plataformas criadas por essas paredes. As elevações dos dois níveis da casa são linhas quebradas que foram criadas como continuação das paredes existentes no terreno. A topografia ajuda a dissimular a casa.

Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 7 de 18
© Claudio Reis
Planta Baixa

Ktima, em grego, significa fazenda ou pedaço de terra fértil. O terreno do projeto possui declives acentuados, bastante verde e algumas árvores que são uma exceção no contexto da Ilha de Antiparos.

Ordem e caos podem ser encontrados na civilização grega ao longo dos tempos, inclusive atualmente. Nos interessamos por estes aspectos e ambos fizeram parte do conceito desta casa.

Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 5 de 18
© Claudio Reis

No território podemos perceber essa construção de duas maneiras diferentes. De cima, na área do acesso principal, vemos uma linha branca e abstrata de espessura, que se adapta à topografia e às necessidades interiores. Por outro lado, olhando a partir do mar, descobrimos a fachada com uma composição figurativa, contínua e aparentemente fragmentada, que nos remete a uma antiga fortaleza.

Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 3 de 18
© Claudio Reis
Planta Baixa
Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 4 de 18
© Claudio Reis

O processo de arquitetura é muito complexo na maioria das vezes e as pinturas de Palazuelo também foram referências relevantes para esta casa.

Nos regulamentos de construção da Grécia, os volumes não podem ser superiores a dez metros de comprimento e esta regra dita o ritmo das composições, sempre relacionados com os espaços interiores. Todos eles possuem um distinto enquadramento paisagístico e variam na quantidade e intensidade de luz. Com base em um programa grande, decidimos dividir a casa em dois níveis: o nível de entrada que é a casa principal e o nível mais baixo, que é a área de dormitórios e serviços. A casa foi construída seguindo a tradição de construção local e os regulamentos da ilha, que foram determinantes para a sua expressão.

Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 9 de 18
© Claudio Reis
Corte

Sustentabilidade

Esta casa possui uma condição particularmente favorável do ponto de vista sustentável: o telhado verde garante com eficiência uma temperatura constante no interior, sem a necessidade de sistemas de refrigeração mecânica. Na parte posterior da casa, incorporamos alguns pátios que são extremamente importantes para a ventilação de ambos os níveis. Assim, procuramos utilizar elementos simples de arquitetura para alcançar um baixo consumo de energia.

Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins - Imagem 8 de 18
© Claudio Reis

Originalmente publicado em Fevereiro 27, 2015

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ktima / Camilo Rebelo + Susana Martins" [Ktima House / Camilo Rebelo + Susana Martins] 02 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762926/casa-ktima-camilo-rebelo-plus-susana-martins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.