UNAB Viña del Mar / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados

UNAB Viña del Mar / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados

© Aryeh Kornfeld© Aryeh Kornfeld© Aryeh Kornfeld© Aryeh Kornfeld+ 18

Viña del Mar, Chile
  • Arquiteto Responsável:Nicolas Norero
  • Arquitetos Colaboradores:Karen Pradenas, Lina Rojas, Cristián Maze, Constanza Larach, Paloma Sanchez
  • Arquitetos Associados:Horacio Schmidt Cortes, Horacio Schmidt Radic, Martin Schmidt Radic
  • Construtora:Guzman y Larraín
  • Cálculo:Sergio Contreras
  • Paisagismo:Juan Grimm
  • Fachadas:Hunter Douglas
  • Acessoria De Fachada Dupla:GT2P y SHAPE
  • Divisórias Pré Fabricadas:PREMO España
  • Cidade:Viña del Mar
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício localiza-se como um grande campus que abriga todas as faculdades da Universidade, organizadas em 4 grandes áreas: Saúde, Ciências Exatas, Economia e Negócios e Engenharia.

Planta Baixa
Planta Baixa

As áreas de Ciências Humanas e Matemática são organizadas no perímetro da parte plana do terreno, conformando o grande pátio central. As ciências Exatas estão localizadas num volume separado, no positivo do vazio da praça, na parte superior do terreno, com vista privilegiada à cidade de Viña del Mar.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

O pátio central, dessa forma, transforma-se no principal espaço de trocas do campus, um espaço multiuso, onde os alunos de todos os cursos se encontram. É ambientado com floreiras no primeiro nível e nas fachadas norte e oeste da praça, onde encontram-se as circulações, conformando jardins tanto horizontais como verticais, convertendo os corredores superiores em locais de permanência.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

As circulações são distribuídas de maneira a obter o melhor sombreamento para os espaços das salas de aula, corredores e laboratórios. As salas e os laboratórios possuem orientação sul e leste e os corredores, norte e oeste.

Corte
Corte

O edifício funciona através de "meios pisos" conectados por rampas. Com isso, o deslocamento dos estudantes é facilitado e a área de acesso ganha mais meia altura de pé direito, hierarquizando o acesso e os espaços mais públicos.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Uma vez que o edifício foi construído em apenas 16 meses, optou-se por materiais de acabamento industrializados. Internamente, grande parte das divisórias são pré-fabricadas, o que acelera sua execução permitindo uma grande flexibilidade no futuro e cerca de 70% de reutilização dos materiais.

Corte
Corte

Nas fachadas escolheu-se trabalhar com vidro e um único revestimento metálico de acabamento. A fachada oeste apresenta-se como um véu, projetada parametricamente para aproveitar as condições de iluminação, insolação e proteger a fachada de maior exposição solar. Como série histórica, foram tomados os últimos 10 anos de radiação solar direta, cobertura nebulosa e radiação solar difusa, utilizando como média o período de março a dezembro, o que determinou o ângulo dos brises e conferiu ao edifício movimento e sua imagem desde a rua.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Viña del Mar, Viña del Mar, Região de Valparaíso, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "UNAB Viña del Mar / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados" [UNAB Viña del Mar / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados] 26 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762747/unab-vina-del-mar-s3-schmidt-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.