Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos

Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 2 de 19Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 3 de 19Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 4 de 19Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 5 de 19Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BANDALUX
Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 9 de 19
© Andrés García Lachner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante as visitas ao terreno encontramos vários fragmentos arqueológicos pré-colombianos feitos de rochas de lava e barro. Percebemos que a humilde flora e fauna da região é o que inspirava os ancestrais. A inspiração não vinha de jaguares ou animais dominantes, pelo contrário, os inspirava os pequenos brotos, espinhos e sementes. A partir disso decidimos explorar fontes de inspiração similares para criar as artes, padrões e ideias de projeto. Com isto em mente, criou-se um conceito arquitetônico.

Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 12 de 19
© Andrés García Lachner

Durante o processo projetual, o maior desafio foi trabalhar as condições do terreno - com 28 hectares frente ao mar, de topografia irregular, com uma diferença de 60 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo. Os edifícios foram configurados de maneira que fosse possível otimizar o uso do terreno, e alcançar maior eficiência em construção. Ditos edifícios, foram implantados estrategicamente em resposta às melhores vistas, ao maior aproveitamento de ventilação e iluminação natural e com mínima interrupção nas vias de escoamento natural.

Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 3 de 19
© Andrés García Lachner

Houve uma busca sincera de materiais, de maneira que conseguimos utilizar apenas materiais locais. Por meio de um foco naturalista, equilibramos um desenho moderno com toques de caráter que pudessem se misturar com o entorno natural como madeiras, tecidos e artefatos esculpidos.

Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 5 de 19
© Andrés García Lachner

O programa foi dividido em quatro componentes: os dormitórios, compostos por sete blocos de construção de dois e três pavimentos de altura. Os restaurantes, dispersos ao longo do projeto em três pontos distintos, um deles com acesso direto à praia. O edifício principal, composto pela recepção, salas de reunião e terraços, unido através de um pátio central. Finalmente, os 1000 m² de spa foram colocados na ponta final do terreno, como destino às profundidades do bosque natural.

Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 6 de 19
© Andrés García Lachner

Costa Rica é conhecida por uma atitude de paz e amor. Sentimos que nos aproximar da energia da Mãe Natureza era a melhor maneira de conectar o Hotel Andaz com o ambiente e a vibração natural do país.

Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos - Imagem 14 de 19
© Andrés García Lachner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Papagayo Peninsula, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Andaz / Zürcher Arquitectos" [Andaz Hotel / Zürcher Arquitectos] 22 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762626/hotel-andaz-zurcher-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.