Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 2 de 25Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 3 de 25Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 4 de 25Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 5 de 25Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Mais Imagens+ 20

Moriyama, Japão
  • Paisagismo: Inada Junichi(Win)
  • Luminotécnico: Izumi Okayasu (Izumi Okayasu Lighting Design)
  • Engenheiro Estrutural: S3 Associates Inc.
  • Cooperação Estrutura Parede De Terra Experimental: Hirokazu Touki Laboratory In The University Of Shiga Prefecture
  • Eng Mecânico: Eiji Sato (Es Associates)
  • Eng Elétrica: environmental total system
  • Construção: TODA corporation
  • Cooperação Design Acústico Som Do Vento: Kousuke nakagawa
  • Cooperação Simulação Ambientes: Yuichiro Kodama laboratory in Kobe design university
  • Supervisão Gesso: kumiko hatanaka
  • Cidade: Moriyama
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 9 de 25
© Kaori Ichikawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Setre Marina na cidade de Moriyama, e Distrito de Shiga com vistas para o Lago Biwa, não é apenas a área central da comunidade mas também pretende ser o catalisador de sua criação. Portanto, pensamos em como através do projeto poderiam ser operadas as futuras construções, levando à construção e reconstrução de projetos que possuem além da tecnologia e materiais que habitam a natureza e a história da cidade, para conectar as pessoas a este conceito natural de vida e estilo.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 14 de 25
© Kaori Ichikawa

Na área de transição entre o lago e a área urbana, podemos encontrar uma variedade de mudanças causadas pelo desenvolvimento do século 20 onde até mesmo o dique perdeu seu formato original. Na terra, corpos de água deixados pela transformação do lago conecta a cidade e o Lago Biwa de seus tempos antigos até os dias de hoje, unindo as pessoas com a natureza.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 6 de 25
© Kaori Ichikawa

À medida que o projeto avançava, nós tentamos aplicar os conceitos de ecótono [área de transição entre dois biomas] e mesclar o edifício com o entorno. Criados pela água da chuva, dois lagos internos menores surgem como uma ecologia específica nos lados leste e oeste. A intenção de criar casas que se conectam com o ecótono natural do terreno; no lado leste são cultivadas vegetações de florestas, na esperança de um dia se crie um bosque no futuro. O edifício como gradações interrompidas, está entre o natural e a estrutura em si que o identifica como arquitetura, como um objeto.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 3 de 25
© Kaori Ichikawa

As lajes estão apoiadas por pilares oblíquos com o objetivo de se alcançar o efeito de espaço onde as vigas estruturais não estão aparentes, criando em sua plataforma um lugar para prolongar beirais. Também se estende para criar uma plataforma verde que tem como objetivo controlar deste modo a radiação solar; essas formas destas lajes apenas podem ser percebidas nos espaços abaixo onde são expostas nos espaços internos. O edifício, com suas vigas marcantes  que criam plataformas que estendem continuamente o espaço verde da natureza. O vento do lado Biwa é conduzido aos espaços internos.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 8 de 25
© Kaori Ichikawa

Além da estrutura arquitetônica feita de concreto armado, exploramos a ideia de material inacabado que foi industrializado, na tentativa de também utilizar o máximo possível de elementos naturais que possam ser encontrados na região, herdando os métodos, tecnologias e tradições do Japão antigo, e aplicando-as na arquitetura contemporânea.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 20 de 25
Planta Baixa Térrea Hotel

A estrutura das paredes internas foram construídas utilizando os métodos primitivos e tradicionais de adobe. A parede externa do núcleo norte-sul é feita a partir mistura de argamassa e de terra, também conhecida como parede alemã, muito comum na arquitetura moderna de Taisho. É uma adaptação do método de Tsukeru nas paredes, uma técnica rústica japonesa que faz possível a aplicação de grandes grãos de terra nas paredes; a aparência é bastante similar ao Doroyama, solo úmido das montanhas.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 7 de 25
© Kaori Ichikawa

Nos pisos da entrada principal, foi utilizado o solo de terra Sanwa, o acabamento das paredes está em todo o espaço. Embora seja considerado fraco, não homogêneo e não estável, o acabamento das paredes vai criar a oportunidade de outras pessoas se envolverem e participarem nas mudanças do edifício. Ao utilizar plantas neste projeto, proporcionamos um grande contato com luz natural, água, vento, e outros elementos que conferem sons e cheiros específicos da região e uma vez incorporados na arquitetura, podem ser percebidos por hóspedes do hotel e da importância do ecótono e da transição entre edifício e natureza.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 25 de 25
Diagrama Setre

Vento

A ideia da Capela associada com o Hotel é a de um espaço repleto com vento natural proveniente do Lago Biwa. Portanto, nós procuramos fazer do projeto um instrumento que fosse tocado pelos ventos naturais, um instrumento como aqueles presentes na mitologia grega. É como uma interpretação da Harpa Éolica, um espaço que toca o som quando o vento passa por ele.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 2 de 25
© Kaori Ichikawa

Após a análise de simulações e maquetes, foi definido os detalhes das aberturas, a disposição do espaço interno assim como a forma arquitetônica da capela. Para criar uma estrutura contínua de material curvo, utilizamos madeira laminada colada como estrutura e além disto, foi utilizado o compensado estrutural para enquadrar o exterior, e portanto jogar uma força horizontal.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 16 de 25
Planta Baixa da Capela

O fluxo de ar gera um vórtice de Karman ao redor da malha, fazendo com que ressonem, gerando o som que ecoa nas paredes de madeira. O espaçamento de 2,5mm da madeira laminada do interior é tão fino quanto foi possível para aumentar esta vibração. Além disto o instrumento pode ser utilizado para controlar a força do vento, mudando o grau de abertura da parte à leste e oeste, e mudar assim o tom.

Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects - Imagem 11 de 25
© Kaori Ichikawa

O som entra neste instrumento, derramando-se nos ouvidos das pessoas. É um espaço tranquilo que faz eco com o som constante das ondas do lago. Ainda assim a força do vento começa a fluir e ele começa a ser escutado. Quando o vento sopra acompanhado destas mudanças de energia de fricção da superfície e a atração da Terra, as relações de energia solar não homogêneas das montanhas e do lago, surgem como um som através da interposição desta arquitetura, então é possível imaginar uma variedade de forças naturais que antes eram imperceptíveis. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mizuhocho, Moriyama, Shiga Prefecture, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Ecótono em Biwako - Som do Vento / Ryuichi Ashizawa Architects" [Ecotone Hotel In Biwako - Sound Of Wind / Ryuichi Ashizawa Architects & associates] 26 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762616/hotel-ecotone-em-biwako-sound-of-wind-ryuichi-ashizawa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.