Podere Navigliano / Ciclostile Architettura

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 2 de 22Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 3 de 22Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 4 de 22Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 5 de 22Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabio Mantovani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Secco Sistemi
  • Interiores: Edoardo Morelli
  • Paisagismo: Paolo Pejrone
  • Estrutura: EN7
  • Instalações Térmicas: Massimiliano Marchesini
  • Instalações Elétricas: Luca Nanni
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 5 de 22
© Fabio Mantovani

Descrição enviada pela equipe de projeto. Podere Navigliano é uma antiga casa de campo na região toscana, em Siena, onde a natureza e a história são protagonistas. 

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 7 de 22
© Fabio Mantovani

Os materiais, o contexto histórico e o meio ambiente foram as bases do projeto. A reinterpretação de elementos tradicionais nos permitiu encontrar uma nova linguagem, uma nova estética inseparavelmente ligada à tradição.

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 18 de 22
Planta Baixa

O projeto teve como objetivo interagir com o meio ambiente e a tradição, mas ao mesmo tempo, ser capaz de surpreender mostrando uma nova beleza, redescoberta nos elementos da própria tradição.

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 3 de 22
© Fabio Mantovani

O projeto envolve a renovação de uma casa de campo de 600 metros quadrados distribuídos em três níveis: o piso térreo, que foi usado como estábulo e áreas de serviço para a agricultura, o primeiro pavimento, que abrigava dois apartamentos e o segundo pavimento, composto por duas torres e pelo serviço dos apartamentos. Através de um novo arranjo do interior foi recriada uma única habitação tentando respeitar as características essenciais da tipologia tradicional, que é por isso que no piso térreo foram localizados os espaços de serviço (copa, lavanderia, spa, garagem), no primeiro pavimento, a área que tem vista para o vale ao sul e duas suítes com vista para o jardim privado, e nas duas torres estão as suítes mais valiosas.

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 17 de 22
© Fabio Mantovani

Foi dada especial atenção à escolha dos materiais e, em especial, o piso, que é o elemento chave da intervenção. A escolha dos pisos e seu posicionamento reflete a filosofia da intervenção.

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 16 de 22
© Fabio Mantovani
Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 11 de 22
© Fabio Mantovani

No térreo, espaço de serviços, foi utilizada um piso de resina que substitui o pavimento de argila anterior, adaptando-se às novas funcionalidades. Na sala de estar no primeiro pavimento, o piso era originalmente de tijolo de baixa qualidade e foi substituído por outro piso de tijolo de melhor qualidade e com uma nova paginação.

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 22 de 22
Detalhe

No primeiro e no segundo pavimento, nos dormitórios, reinterpretamos a tradição do piso de madeira propondo um desenho de uma cruz e um losango recriados com a mesma lógica do piso de tijolos, por elementos da recuperação com diferentes paginações, obtendo-se assim um padrão variado e desigual.

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 15 de 22
© Fabio Mantovani

O aço é muito importante neste projeto. Foi inserido como elemento estrutural e ser protagonista do espaço interior. A escadaria em aço corten, a lareira de altura dupla e as vigas de aço não escondem o passado do edifício, mas o dá um ar contemporâneo.

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 13 de 22
© Fabio Mantovani

Todas as paredes são de madeira ou pedra natural, de forma irregular, para enfatizar a beleza do material. Decidimos manter suas cores naturais.

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 21 de 22
Elevação

Todas as fachadas externas foram tratadas e restauradas com a mesma pedra, exceto a fachada da entrada principal que, por razões estruturais, foi reconstruída.

Podere Navigliano / Ciclostile Architettura - Imagem 10 de 22
© Fabio Mantovani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Podere Navigliano / Ciclostile Architettura" [Podere Navigliano / Ciclostile Architettura] 22 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762299/podere-navigliano-ciclostile-architettura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.