O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Suíça
  5. Wespi de Meuron Romeo architects
  6. 2014
  7. Transformação de uma casa de pedra em Scaiano / Wespi de Meuron Romeo architects

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Transformação de uma casa de pedra em Scaiano / Wespi de Meuron Romeo architects

  • 13:00 - 25 Fevereiro, 2015
  • Traduzido por Arthur Stofella
Transformação de uma casa de pedra em Scaiano / Wespi de Meuron Romeo architects
Transformação de uma casa de pedra em Scaiano / Wespi de Meuron Romeo architects, © Hannes Henz
© Hannes Henz

© Hannes Henz © Hannes Henz © Hannes Henz © Hannes Henz + 29

  • Engenharia

    de Giorgi & Partners, 6600 Muralto
  • Física da Construção

    IFEC Consulenze SA, 6802 Rivera
  • Mestre de Obras

    Cassaniti & Walzer SA, 6652 Tegna
  • Carpintaria

    GRG Carpenteria sagl, 6595 Riazzino
  • Gesso

    di Marco sagl, 6807 Taverne
  • Marcenaria

    Reto Vanzo Schreinerei, 9200 Gossau
  • Mais informações Menos informações
© Hannes Henz
© Hannes Henz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A essência original desta histórica casa de pedra, no centro da aldeia de Scaiano, consiste em um edifício principal com uma adega abobadada e dois pavimentos acima com cozinha, sala de estar e dormitórios. Um anexo adicionado depois, também feito completamente de pedra natural sólida, contém na planta baixa uma pequena destilaria de aguardente de uva, no primeiro pavimento uma habitação com um sótão acima. Uma escadaria de pedra no exterior e alguns pequenos muros em frente à fachada principal, parecem ter sido criados ao mesmo tempo que o anexo. Em frente ao edifício principal havia originalmente - anterior à construção do anexo - uma pequena praça, a única na estrutura da aldeia.

© Hannes Henz
© Hannes Henz

Antes da conversão do edifício, este foi habitado por mais de oito décadas. Estava protegido contra o desmoronamento com um telhado provisório, mas necessitava de uma reforma completa para se adaptar às necessidades atuais de conforto. As paredes de pedra foram em sua maioria mantidas, somente as junções tiveram de ser refeitas. O isolamento é aplicado no interior das paredes. Todos os pisos de madeira das vigas foram substituídos por concreto, o que reforça ainda mais as antigas paredes.

© Hannes Henz
© Hannes Henz

Na casa principal, um novo telhado inclinado em madeira foi inserido nas paredes de pedra, enquanto que, no anexo, foi criado um terraço como telhado com um piso de pedra natural.

© Hannes Henz
© Hannes Henz

O principal objetivo da intervenção arquitetônica foi esculpir a força das paredes maciças de pedra e ganhar esta simplicidade arcaica do volume do edifício histórico. Desta forma, a escadaria de pedra no exterior foi retirada para criar novamente a pequena praça em frente à casa, com uma fonte e um banco, que convida aos encontros espontâneos.

Corte B
Corte B

A antiga adega abobadada se converteu na nova entrada principal: dividida em uma área ao ar livre sem calefação e uma área de entrada com calefação, o armário e um pequeno quarto com lavabo e ducha. De um lado o antigo muro de pedra foi cortado e uma escada foi integrada, que leva até os pavimentos superiores. A antiga destilaria de aguardente de uva agora está também conectada à adega e pode ser utilizada como um alojamento de verão, fresco ao ar livre, com uma lareira simples em aço.

© Hannes Henz
© Hannes Henz

A fachada envidraçada em frente dos dormitórios, voltada para o lago, foi colocada a uma distância de cerca de 60 cm dos antigos muros de pedra. Esta frente de vidro protege contra o clima exterior e funciona como uma segunda pele por trás da fachada. Esta área exterior não possui cobertura, deixando a chuva entrar.

© Hannes Henz
© Hannes Henz

Por um lado este conceito permite a conservação autêntica da histórica fachada de pedra, que conta a história da residência e, por outro lado,gera luz zenital para os quartos com reflexos de luz excepcionais. Não teria sido possível de outro modo obter luz nas habitações, em uma estrutura deste tipo com ruas estreitas.

Planta Baixa Pavimento Térreo
Planta Baixa Pavimento Térreo

A materialização do interior se adapta à existência arcaica: pisos naturais de cimento, gesso pedra cinza para paredes e telhados, carpintaria de madeira de lariço.

© Hannes Henz
© Hannes Henz

A nova intervenção não contrasta com a essência existente, o novo e o antigo se unem e criam um novo conjunto.

© Hannes Henz
© Hannes Henz

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Transformação de uma casa de pedra em Scaiano / Wespi de Meuron Romeo architects" [Stone House Transformation in Scaiano / Wespi de Meuron Romeo architects] 25 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762286/stone-house-transformation-in-scaiano-wespi-de-meuron-romeo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.