Jardim das Borboletas / Emilio Olivo + Rosa Julian

Jardim das Borboletas / Emilio Olivo + Rosa Julian - Mais Imagens+ 32

  • Colaboradores: Paula Vivanco, Carlos Vassallo, Juan Vassallo, Salvador Vassallo, Fausto de jesus Fernandez
  • Projeto Estrutural: Paula Vivanco, Carlos Vassallo, Juan Vassallo, Salvador Vassallo, Fausto de jesus Fernandez
  • Projeto Elétrico: Emilio Olivo
  • Projeto Sanitário: Henry Pimentel
  • Entomólogo: Kelvin Guerrero
  • Projeto De Paisagismo: Francina Lama de Barletta, Nicolas e Kelvin Guerrero
  • Cidade: Santo Domingo
Mais informaçõesMenos informações
© Gustavo José More

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim Botânico Nacional "Dr. Rafael María Moscoso" e a Fundação Jardín de las Mariposas inauguraram recentemente um borboletário, que se constitui como um novo cenário de sensibilização, educação e conservação da biodiversidade local, contribuindo para um manejo eficiente e sustentável do meio ambiente dominicano e a promoção de um espaço informativo, artístico e experiencial.

© Lowell Whipple

O Jardim das Borboletas acrescenta uma nova atração ao Jardim Botânico Nacional, desenvolvendo a criação de borboletas e constituindo-se num espaço educativo para os visitantes locais e estrangeiros, onde se pode desfrutar do maior número de espécies no país e apreciar o interessante processo de metamorfose das borboletas, reprodução e interação com as plantas. O objetivo é incentivar a proteção e preservação da biodiversidade, criando um novo edifício para o Jardim Botânico que sirva como um habitat adequado para a reprodução e conservação das borboletas locais.

© Lowell Whipple

O projeto consiste numa área delimitada para a exposição de borboletas em seu ambiente, um laboratório de cuidados, tratamento e reprodução, e uma loja de artesanatos, publicações e outros produtos relacionados com as borboletas. Também há uma área de jardim com trilhas, áreas de descanso, eventos e jogos.

Planta Baixa

As instalações do borboletário podem ser exploradas livremente ou através de visitas guiadas, as quais começam com um passeio através do caminho que permite desfrutar de diversas plantas, flores e pássaros locais. Na continuação encontra-se a galeria de informações, onde os processos de transformação das borboletas são explicados, informações que se complementam de forma interativa em laboratório.

© Gustavo José More

O borboletário possui uma área aproximada de 6,600 m². Dessa área, 90% são destinadas à vegetação já existente e às explorações agrícolas para desenvolver o jardim de borboletas. Os outros 10% do terreno, cerca de 540 m², constitui a área construída, distribuída em área de loja, laboratório, área de reprodução e banheiros (200 m²) e um pavilhão descoberto de 340 m².

© Gustavo José More

O bambu foi utilizado na estrutura e fechamento do projeto, como um aço vegetal, enquanto a cana é utilizada como material de cobertura na área de reprodução. Na área do borboletário utilizou-se ferro como estrutura, com cobertura e fechamento de policarbonato.

© Gustavo José More

A atmosfera do lugar é criada mediante a correta utilização da vegetação, água e a natureza dos materiais. O projeto não busca uma estética específica ou um estilo pré-determinado, mas a expressão natural dos materiais utilizados e a vegetação escolhida para servir como um habitat natural para as borboletas. O edifício, de construção rápida, é projetado para aproveitar a ventilação cruzada, iluminação natural e a utilização de energias renováveis, tornando-se um edifício sustentável, e uma nova maneira de ver o espaço público dentro do Jardim Botânico Nacional.

© Gustavo José More

O projeto também busca a sustentabilidade e impacto social, criando uma loja de souvenirs suprida por produtos artesanais dominicanos, por instituições e fundações educativas sem fins lucrativos; e contratando pessoas dos centros para deficientes e dependentes em fase de recuperação, que operam na comunidade.

© Gustavo José More

O projeto constitui um lugar mágico, onde pode-se desfrutar de uma experiência direta com centenas de borboletas voando ao redor, conhecer o seu comportamento, e ver os pupários e ovos em plantas hospedeiras.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida República de Argentina, Santo Domingo, República Dominicana

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim das Borboletas / Emilio Olivo + Rosa Julian" [Jardín de las Mariposas / Emilio Olivo + Rosa Julian] 21 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762221/jardim-das-mariposas-emilio-olivo-plus-rosa-julian> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.