O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Visitantes
  4. República Dominicana
  5. Emilio Olivo
  6. 2014
  7. Jardim das Borboletas / Emilio Olivo + Rosa Julian

Jardim das Borboletas / Emilio Olivo + Rosa Julian

Jardim das Borboletas / Emilio Olivo + Rosa Julian
Jardim das Borboletas / Emilio Olivo + Rosa Julian, © Gustavo José More
© Gustavo José More

© Lowell Whipple © Lowell Whipple © Gustavo José More © Gustavo José More + 37

  • Colaboradores

    Paula Vivanco, Carlos Vassallo, Juan Vassallo, Salvador Vassallo, Fausto de jesus Fernandez
  • Projeto Estrutural

    Paula Vivanco, Carlos Vassallo, Juan Vassallo, Salvador Vassallo, Fausto de jesus Fernandez
  • Projeto Elétrico

    Emilio Olivo
  • Projeto Sanitário

    Henry Pimentel
  • Entomólogo

    Kelvin Guerrero
  • Projeto de Paisagismo

    Francina Lama de Barletta, Nicolas e Kelvin Guerrero
  • Mais informações Menos informações
© Gustavo José More
© Gustavo José More

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim Botânico Nacional "Dr. Rafael María Moscoso" e a Fundação Jardín de las Mariposas inauguraram recentemente um borboletário, que se constitui como um novo cenário de sensibilização, educação e conservação da biodiversidade local, contribuindo para um manejo eficiente e sustentável do meio ambiente dominicano e a promoção de um espaço informativo, artístico e experiencial.

© Lowell Whipple
© Lowell Whipple

O Jardim das Borboletas acrescenta uma nova atração ao Jardim Botânico Nacional, desenvolvendo a criação de borboletas e constituindo-se num espaço educativo para os visitantes locais e estrangeiros, onde se pode desfrutar do maior número de espécies no país e apreciar o interessante processo de metamorfose das borboletas, reprodução e interação com as plantas. O objetivo é incentivar a proteção e preservação da biodiversidade, criando um novo edifício para o Jardim Botânico que sirva como um habitat adequado para a reprodução e conservação das borboletas locais.

© Lowell Whipple
© Lowell Whipple

O projeto consiste numa área delimitada para a exposição de borboletas em seu ambiente, um laboratório de cuidados, tratamento e reprodução, e uma loja de artesanatos, publicações e outros produtos relacionados com as borboletas. Também há uma área de jardim com trilhas, áreas de descanso, eventos e jogos.

Planta Baixa
Planta Baixa

As instalações do borboletário podem ser exploradas livremente ou através de visitas guiadas, as quais começam com um passeio através do caminho que permite desfrutar de diversas plantas, flores e pássaros locais. Na continuação encontra-se a galeria de informações, onde os processos de transformação das borboletas são explicados, informações que se complementam de forma interativa em laboratório.

© Gustavo José More
© Gustavo José More

O borboletário possui uma área aproximada de 6,600 m². Dessa área, 90% são destinadas à vegetação já existente e às explorações agrícolas para desenvolver o jardim de borboletas. Os outros 10% do terreno, cerca de 540 m², constitui a área construída, distribuída em área de loja, laboratório, área de reprodução e banheiros (200 m²) e um pavilhão descoberto de 340 m².

© Gustavo José More
© Gustavo José More

O bambu foi utilizado na estrutura e fechamento do projeto, como um aço vegetal, enquanto a cana é utilizada como material de cobertura na área de reprodução. Na área do borboletário utilizou-se ferro como estrutura, com cobertura e fechamento de policarbonato.

© Gustavo José More
© Gustavo José More

A atmosfera do lugar é criada mediante a correta utilização da vegetação, água e a natureza dos materiais. O projeto não busca uma estética específica ou um estilo pré-determinado, mas a expressão natural dos materiais utilizados e a vegetação escolhida para servir como um habitat natural para as borboletas. O edifício, de construção rápida, é projetado para aproveitar a ventilação cruzada, iluminação natural e a utilização de energias renováveis, tornando-se um edifício sustentável, e uma nova maneira de ver o espaço público dentro do Jardim Botânico Nacional.

© Gustavo José More
© Gustavo José More

O projeto também busca a sustentabilidade e impacto social, criando uma loja de souvenirs suprida por produtos artesanais dominicanos, por instituições e fundações educativas sem fins lucrativos; e contratando pessoas dos centros para deficientes e dependentes em fase de recuperação, que operam na comunidade.

© Gustavo José More
© Gustavo José More

O projeto constitui um lugar mágico, onde pode-se desfrutar de uma experiência direta com centenas de borboletas voando ao redor, conhecer o seu comportamento, e ver os pupários e ovos em plantas hospedeiras.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Emilio Olivo
Escritório
Rosa Julian
Escritório
Cita: "Jardim das Borboletas / Emilio Olivo + Rosa Julian" [Jardín de las Mariposas / Emilio Olivo + Rosa Julian] 21 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762221/jardim-das-mariposas-emilio-olivo-plus-rosa-julian> ISSN 0719-8906