Casa XYZ / Mark Aronson Architecture

Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 2 de 36Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 3 de 36Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 4 de 36Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 5 de 36Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Mais Imagens+ 31

  • Equipe De Projeto: Mark Aronson, Mark Petley, Diana Ngyuen
  • Cliente/Gerente De Projeto: Total Project Management
  • Engenharia Estrutural: Pritchard Francis: Mark Rea, Jaime de Beaux
  • Empreiteiro: BGC Residential
  • Construtor: Perth Custom Build
  • Cidade: City Beach
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 8 de 36
© Douglas Mark Black

Descrição enviada pela equipe de projeto. X

A atual casa em City Beach está localizada no The Boulevard, um grande local arborizado com margens generosas de grama que conecta os subúrbios de Perth, Leederville e Wembley, com o Oceano Índico.

Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 18 de 36
© Douglas Mark Black

A habitação original foi projetada pelo arquiteto GE Swallow em 1962, e é um belo exemplo intacto da arquitetura modernista do oeste australiano do início da década de 60. Ela compreende um telhado de metal pouco inclinado, com pedras Donnybrook e alvenaria pintada na fachada, enquanto no interior tábuas Jarrah e alvenaria natural são utilizadas.

Localizada em um terreno inclinado, a construção original é feita em dois pavimentos com uma garagem dupla para a rua e degraus para uma varanda elevada voltada para o norte. O terreno possui um alinhamento norte-sul e é protegido de fortes rajadas de vento do sudoeste vindas do oceano, por estar a uma distância de 1000m da praia e ser protegido por árvores adjacentes.

Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 9 de 36
© Douglas Mark Black

Os clientes, um jovem casal, desejavam estender sua residência para o jardim a fim de fazer um melhor uso do espaço de estar privado no exterior e maximizar o estilo de vida interior/exterior.

A condição existente da casa incorporava uma cozinha reformada, que estava localizada ao longo da parede dos fundos da residência. Este elemento não manteve nenhuma característica original da casa da década de 60, mas formava uma barreira visual entre os espaços de estar e o jardim. Os proprietários recentemente construíram uma piscina e desejavam aproveitá-la de um jeito melhor.

Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 27 de 36
Corte B

Y

O conceito era de extrudar o espaço habitacional para fora e para o jardim. Este alinhamento tomou a forma de um novo eixo nos ângulos retos da casa original, uma adição estreita e envidraçada de um pavimento voltada para o sul e oeste, e permitiu um uso de espaço mais eficiente correspondendo às restrições da dimensão do terreno. O conceito para conectar a piscina com os espaços de vivência chegou a uma grande abertura envidraçada voltada para o sul que encerra em uma vista vista enquadrada da piscina e do jardim. A janela serve como uma moldura para a imagem exterior e também como um assento para o exterior e para o interior.

Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 19 de 36
© Douglas Mark Black

A porta de entrada para a residência original foi realocada para criar uma ligação clara e legível que conecta a parte frontal e dos fundos da construção. A moldura se estende ao ar livre para incluir a abertura, como uma peça estendida de uma estrutura que encerra na vista da piscina. A cozinha se tornou um espaço linear separando a antiga residência com as áreas de estar/jantar e abrindo para as áreas de entretenimento ao ar livre e churrasqueira.

O exterior e o interior da casa foi cuidadosamente reformado para reintegrar a habitação modernista, retendo de forma respeitosa a integridade da casa antiga. A transição entre superfícies novas e existentes foi controlada - o concreto polido da extensão encontra as tábuas de Jarrah adjacentes ao longo de uma borda de aço simples.

Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 13 de 36
© Douglas Mark Black

Z

Um chamado veio do cliente após uma semana, informando que eles estiveram no telhado e que havia algumas vistas fantásticas desta altura, sendo possível ver o oceano. Um pavimento superior foi proposto. A melhor abordagem foi a de projetar uma nova acomodação em 90 graus com a extensão do pavimento térreo, pois isso pegaria o azul do oceano acima do telhado. A abordagem era a de alinhar este pop-up ao longo da borda da construção original para que assim minimizasse as conexões estruturais entre o tecido existente. Esta proposta também teve a vantagem de criar um abrigo ao ar livre abaixo.

Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 12 de 36
© Douglas Mark Black

A exposição do terreno justificou materiais que fossem robustos e que exigissem uma manutenção contínua limitada ao longo do tempo. Como a adição do pavimento superior, que foi revestida em chapa metálica Colorbond, enquanto a moldura de imagem arquitetônica foi realizada com pintura de metal oxidado sobre folha de fibrocimento. Todos os novos elementos estruturais foram fabricados em metal já que fornece a melhor flexibilidade para trabalhar com a construção existente e permite uma montagem simples onde havia acesso limitado ao terreno.

Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 26 de 36
Corte A

O envidraçamento para a moldura de imagem foi realizada em duas peças de vidro simples, que teve um bom desempenho térmico devido à orientação estar voltada para o sul, juntamente com os beirais compridos.

Casa XYZ  / Mark Aronson Architecture - Imagem 3 de 36
© Douglas Mark Black

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa XYZ / Mark Aronson Architecture" [XYZ House / Mark Aronson Architecture] 21 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762198/casa-xyz-mark-aronson-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.