Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler

Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 2 de 27Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 3 de 27Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 4 de 27Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 5 de 27Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Max Dudler
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stefan Müller
  • Diretor De Projeto: Simone Boldrin
  • Colaboradores Do Projeto: Kilian Teckemeier, Thomas Back
  • Engenheiro Estrutural: Prinz & Pott GmbH, Bielefeld
  • Supervisão Da Obra: Architektenbüro Stüwe, Bielefeld de Büro Max Dudler
  • Cidade: Bielefeld
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 13 de 27
© Stefan Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. Somente alguns elementos sobraram da fortaleza Sparrenburg. Uma torre de 37 metros, o edifício principal, um edifício anexo e os restos de uma torre de entrada definem a muralha atual, que foi antigamente a muralha exterior da fortaleza. Este espaço era muito popular graças as vistas que oferecia a toda a cidade.

Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 5 de 27
© Stefan Müller

O novo edifício de um pavimento foi desenhando como um módulo independente no extremo sudeste da muralha. Juntamente com a casa de guarda, forma uma nova porta, na qual a entrada histórica da fortaleza pode ser experimentada novamente. Ao mesmo tempo, a estrutura proporciona um novo marco espacial para o muro. Como um bússola, a intervenção evidenciou a sequência e os alinhamentos das áreas exteriores da fortaleza e melhorou as condições funcionais prévias para seu uso atual como monumento e ponto de visualização.

Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 3 de 27
© Stefan Müller

"O desenho não é uma reconstrução de um certo período histórico, mas sim, adiciona uma camada contemporânea a história sempre mutável do local", diz Max Dudler. É independente dos diversos períodos de construção da fortaleza e estilos, no sentido de que não favorece o castelo medieval, a fortaleza posterior, a reconstrução do século XIX ou as destruições da Segunda Guerra Mundial, sobre os outros. Em vez disso, o desenho traduz a expressão dos edifícios existentes em uma linguagem contemporânea. Os motivos que são encontrados no local, tais como os buracos das paredes da fortaleza, fazem eco e são reinterpretados no novo edifício. O concreto escolhido para a estrutura do centro de visitantes, comunica-se em um sentido tangível com esta postura de desenho. Como as camadas de sedimentos das pedras, as cores e as texturas das ruínas do castelo deixaram também suas marcas nas paredes, tanto a pedra calcária das paredes quanto o arenito dos umbrais. A estrutura viva das camadas comprimidas de concreto expõem o trabalho artesanal de sua construção.

Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 23 de 27
Planta Baixa

O novo edifício não encosta o fragmento de porta de acesso em nenhum ponto, mas deixa uma brecha entre o velho e o novo. Isto abre o portal para dois caminhos a direita e a esquerda. Um leva até o terraço do edifício principal e o outro a entrada de serviço na parte posterior. A trajetória da reta principal também passa para a entrada principal do centro de visitantes. O novo conjunto de edifícios antigos e novos conformam um lugar de chegada, de distribuição e informação. No interior do centro de visitantes está a loja do museu e a bilheteria, em um espaço que utiliza os mesmos materiais da fachada, assim como um quiosque em frente a muralha a noroeste.

Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 4 de 27
© Stefan Müller

O ponto de informação para o jardim Johannisberg e o parque, que ainda está em construção, estão a menos de dois quilômetros a noroeste da fortaleza Sparrenburg. A linguagem no desenho formal do ponto de informação está estritamente relacionada com o centro de visitantes. Para criar uma identidade comum entre o parque e a fortaleza, eles dialogam em termos de materiais, dimensões espaciais e desenho de fachada. 

Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler - Imagem 27 de 27
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bielefeld, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes Sparrenburg / Max Dudler" [Sparrenburg Visitor Centre / Max Dudler] 19 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762179/centro-de-visitantes-sparrenburg-max-dudler> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.