Proposta para o Concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre / Brandão Gabriele Arquitetos

Competição:Concurso Nacional de Arquitetura para Edifício Anexo à Câmara Municipal de Porto Alegre
Premio:
Projeto:
Autores:Antonio Brandão e Murilo Gabriele, Brandão Gabriele Arquitetos, Carolina Mesquita, Sasquia Hizuru Obata (Estrutura) e Wolfgang Sergio Steschenko (Paisagismo), 3.945 m², Porto Alegre - RS, 2014

Apresentamos a seguir o projeto do escritório Brandão Gabriele Arquitetos para o concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre, promovido pelo Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS). Leia a seguir a descrição da proposta pelos autores e veja algumas imagens selecionadas.

Proposta para o Concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre / Brandão Gabriele Arquitetos - Mais Imagens+ 13

Dos arquitetos: Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, possui geografia diversificada, no qual o grande lago Guaíba ajuda a compor a paisagem pampa do estado. Nas proximidades do lago, situa se o bairro do Centro Histórico onde a sede da Câmara Municipal de Porta Alegre está localizada. No ano 2000 o legislativo recebeu uma doação de área adjacente no qual a Sede Administrativa deverá ser implantada. 

Cortesia de Brandão Gabriele Arquitetos

O PERCURSO

Ao adentrar a Câmara Municipal através do acesso da Av. Loureiro da Silva, deparamos com a Avenida Cultural Clébio Sória que desde sua concepção original se propunha a conectar a Câmara com outra edificação. Preservando esse conceito, uma extensão da Avenida Clebio Sória foi concebida na proposta da Sede Administrativa da Câmara Municipal de Porto Alegre (SACMPA). A nova conexão serve como elemento articulador entre as áreas nobres na Câmara com as áreas nobres do novo edifício. Os guarda corpos foram pintados com uma cor marcante exibindo de forma clara toda a circulação do novo edifício. No centro da nova edificação existe uma circulação vertical com uma grande escada e dois elevadores, além de ser o ponto de chegada de uma grande rampa vinda do térreo. Sendo assim o local é o principal de conexões entre os programas.

Implantação. Image Cortesia de Brandão Gabriele Arquitetos

 RELAÇÃO ARQUITETÔNICA 

Com um rigor modular, brises marcantes de concreto e espaços amplos e convidativos, o Palácio Aloísio Filho foi projetado pelo arquiteto Cláudio Luiz Araujo. Os pátios internos, as aberturas zenitais e as circulações de estilo urbano foram as principais características utilizadas como referência na concepção da nova edificação. Na proposta da SACMPA  um grande átrio foi concebido, uma cobertura permeável alinhada à altura do edifício existente, permite que a luz natural adentre o edifício, tornando os ambientes internos mais confortáveis.  As circulações centrais no eixo seguem sempre as dimensões da Av. Clebio Sória, fazendo referência a obra de Araujo. Existiu uma releitura da arquitetura brutalista e uma concepção de espaços também referindo aos mat-buildings de Alison Smithson. 

Cortesia de Brandão Gabriele Arquitetos

ESTRUTURA E REVESTIMENTOS 

Assim como na sede da Câmara Municipal uma estrutura modulada foi criada na nova edificação. Com materiais típicos da arquitetura brasileira, o projeto foi elaborado inteiramente com estruturas de concreto com vãos de 12.25m e 13.10m entre os maiores eixos. Um balanço de   1.50m foi criado nas extremidades com um pequeno chanfro recuando os pilares e dando mais leveza ao projeto.  Em alguns pontos do projeto a madeira foi utilizada como revestimento de forro dando um aspecto rústico e servindo como elemento acústico. Chapas metálicas escovadas foram também utilizadas para dar um acabamento mais contemporâneo a edificação. Por fim uma caixilharia e brises com desenhos ritmados foram criados com referência nas caixilharias e brises do Palácio Aloísio Filho

Cortesia de Brandão Gabriele Arquitetos

CONFORTO

 Porto Alegre é uma cidade com temperaturas variadas durante o ano. O verão, quente e úmido, é intenso com ventos predominantes soprando de um ângulo do sul e sudeste. Nos meses de inverno os ventos frios e úmidos predominante vem da direção oeste. Com base nos ventos da região, um amplo pé direito foi criado na fachada leste do projeto, protegendo assim o pátio dos ventos do inverno e o tornando mais agradável no verão. Nesse espaço também foi concebido um espelho d’água natural que recebera as águas cinzas do edifício para serem filtradas por uma vegetação formada por Cyperus papyrus, Cyperus Involucratus e Eichhornia. Além das plantas apropriadas para a oxigenação das águas, tanto na cobertura verde como no pavimento térreo as vegetações nativas das regiões pampas como gramíneas, arvores de pequeno porte e arbustos estarão presentes.

Isométrica. Image Cortesia de Brandão Gabriele Arquitetos

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Proposta para o Concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre / Brandão Gabriele Arquitetos" 21 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762178/proposta-para-o-concurso-anexo-da-camara-municipal-de-porto-alegre-brandao-gabriele-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.