Edifício San Lorenzo / Garnerone + Ramos Arq

Edifício San Lorenzo / Garnerone + Ramos Arq - Mais Imagens+ 12

  • Colaboradores: Mauricio Bartocci, Ignacio Degani
  • Cálculo Estrutural: Eduardo García
  • Construtora: Alba Castillo
  • Arquiteto Responsável: Garnerone Nicolás, Ramos Martin
  • Cidade: Rosário
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste edifício de apartamentos para venda ou aluguel, construído sobre um terreno de 8.66 metros de largura e 17.50 metros de profundidade, se teve como objetivo a criação de um espaço que permita uma relação direta com o bairro de calçadas largas e edifícios baixos e que mantenha desta forma a harmonia do mesmo.

© Walter Salcedo

Cumprimos com a função comercial do empreendimento edificando o volume o máximo permitido. Levando em conta os 1.20 metros de avanço que o regulamento de uma edificação permite, nós retiramos 0.60 metro da linha da edificação, criando uma sacada cômoda e espaçosa.

Planta

No espaço de estar-jantar, optou-se por aberturas de correr que ocupam toda a fachada, criando não somente a sensação de amplitude mas também luminosidade. Esta decisão de criar sacadas amplas e grandes aberturas na sala de jantar, faz com que as moradias percam privacidade em relação aos transeuntes, automóveis ou edificações vizinhas. Para controlar esta condição, foram desenhados planos móveis de barras metálicas posicionadas horizontalmente. A largura dos mesmos é igual a um quarto do comprimento do apartamento e estão posicionados de tal maneira que é possível colocá-los em frente a abertura reduzindo consideravelmente a permeabilidade visual desde a rua.

© Walter Salcedo

Para completar a materialidade do edifício na fachada foi utilizado ferro de construção tanto no parapeito das sacadas como no portão ou na porta principal de acesso. Adaptando suas medidas conseguimos utilizá-la como outros elementos de construção para criar o caráter arquitetônico desejado; resultado da exposição dos tetos de concreto aparente nos espaços comuns e privados como na planta livre do setor de entrada do edifício ou das garagens. Finalmente, criou-se um edifício austero sem prejudicar a harmonia do bairro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rosario, Santa Fá, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício San Lorenzo / Garnerone + Ramos Arq" [Edificio San Lorenzo / Garnerone + Ramos Arq] 18 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761985/edificio-san-lorenzo-garnerone-plus-ramos-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.