Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 1 de 26
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 2 de 26Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 3 de 26Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 4 de 26Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 5 de 26Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Mais Imagens+ 21

  • Engenharia: ABT Adviesbureau voor Bouwtechniek, Velp,
  • Eng Estrutural: Van de Laar bv, Advies- en ingenieursbureau voor bouwconstructies, Eindhoven
  • Física Construtiva: DGMR Raadgevend Ingenieurs, Arnhem
  • Serviços Construtivos: Ingenieursburo Linssen, Amsterdam
  • Artista Colaborador: Catalogtree, Arnhem
  • Empreiteiro: Bouwbedrijf Wessels Rijssen, Rijssen
  • Cliente: City of Arnhem Stadhuisplein 1 3811 LM Arnhem, the Netherlands
  • Orçamento: €31 mio , os custos de construção incluem os interiores e área do entorno imediato.
  • Cidade: Arnhem
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 8 de 26
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects

ROZET, Arnhem

Rozet é o novo endereço para uma série de instituições culturais e educacionais em Arnhem. A mistura de biblioteca, centro de patrimônio, centro de artes e colégio comunitário dá origem a um dos mais importantes edifícios públicos na cidade.

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 14 de 26
Implantação

Uma conexão entre o centro da cidade e a expensão pós-guerra

Em volume e articulação, Rozet forma a transição arquitetônica entre o tecido histórico e o pós-guerra de Arnhem. O edifício está no conjunto composto pela Área da Estação e o Kerkplein (a Praça da Igreja), que é a rota central no planejamento urbano para o distrito de Rijnboog em Arnhem. Rozet, com seu programa cultural e educacional, fornece um ponto de ancoragem nesta via pública e elemento catalisador para desenvolvimento urbano futuro.

A rua interna como uma extensão da rota urbana

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 3 de 26
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects

Rozet foi projetado como uma extensão urbana da rota central entre a Área da Estação e a Praça da Igreja. O coração de Rozet é formado por uma rota interna envidraçada que atravessa o edifício em todos os pavimentos. Uma galeria pública com uma sequência de praças atrativas que funciona como entrada para as várias instituições e refletem a sinergia entre eles.

Ocasionalmente a rua interna toma a forma de um hall de exposições ou foyer, e em outro momento funciona como um auditório ou uma sala de estudos. A visibilidade desta rua interna a partir do exterior, assim como o programa aparente do interior do edifício nas janelas da fachada, displays de led, estantes de livros e cartazes iluminados reforçam a identidade pública do edifício ao nível da rua e também na cidade.

Fachada e Identidade

A fachada de Rozet tem como objetivo expressar uma identidade pública. É construído a partir de elementos verticais de concreto na cor areia, que evidenciam o edifício como um todo para a cidade. Os elementos incluem relevos e rosetas, conferindo textura à fachada e significado ao edifício em seu abastecimento por sua analogia com conhecimento. Se por um lado esses elementos verticais funcionam como uma tela fixa, por outro lado eles permitem que a luz natural penetre no interior do edifício através de grandes aberturas verticais.

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 16 de 26
Planta Baixa

Um edifício sustentável

Uma combinação de escolhas fazem do Rozet um edifício sustentável. A rua interna opera como um grande respiro baseado na ventilação natural. A cobertura é inteiramente verde. É uma combinação de vegetação e um buffer de água que contribui com o condicionamento do edifício. Pássaros e insetos se beneficiam deste oásis verde em meio à cidade. A cobertura acomoda ainda painéis solares que fazem uma contribuição substancial nas necessidades energéticas do edifício. Por fim, o armazenamento térmico confirma Rozet como um dos edifícios mais sustentáveis de Arnhem.

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 4 de 26
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects - Imagem 20 de 26
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arnhem, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects" [Culturehouse in Arnhem / Neutelings Riedijk Architects] 11 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761980/culturehouse-em-arnhem-neutelings-riedijk-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.