O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Holanda
  5. Neutelings Riedijk Architects
  6. 2013
  7. Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects

© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects © Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects © Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects © Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects + 26

  • Engenharia

    ABT Adviesbureau voor Bouwtechniek, Velp,
  • Eng Estrutural

    Van de Laar bv, Advies- en ingenieursbureau voor bouwconstructies, Eindhoven
  • Física Construtiva

    DGMR Raadgevend Ingenieurs, Arnhem
  • Serviços Construtivos

    Ingenieursburo Linssen, Amsterdam
  • Artista Colaborador

    Catalogtree, Arnhem
  • Empreiteiro

    Bouwbedrijf Wessels Rijssen, Rijssen
  • Cliente

    City of Arnhem Stadhuisplein 1 3811 LM Arnhem, the Netherlands
  • Orçamento

    €31 mio , os custos de construção incluem os interiores e área do entorno imediato.
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects

ROZET, Arnhem

Rozet é o novo endereço para uma série de instituições culturais e educacionais em Arnhem. A mistura de biblioteca, centro de patrimônio, centro de artes e colégio comunitário dá origem a um dos mais importantes edifícios públicos na cidade.

Implantação
Implantação

Uma conexão entre o centro da cidade e a expensão pós-guerra

Em volume e articulação, Rozet forma a transição arquitetônica entre o tecido histórico e o pós-guerra de Arnhem. O edifício está no conjunto composto pela Área da Estação e o Kerkplein (a Praça da Igreja), que é a rota central no planejamento urbano para o distrito de Rijnboog em Arnhem. Rozet, com seu programa cultural e educacional, fornece um ponto de ancoragem nesta via pública e elemento catalisador para desenvolvimento urbano futuro.

A rua interna como uma extensão da rota urbana

© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects

Rozet foi projetado como uma extensão urbana da rota central entre a Área da Estação e a Praça da Igreja. O coração de Rozet é formado por uma rota interna envidraçada que atravessa o edifício em todos os pavimentos. Uma galeria pública com uma sequência de praças atrativas que funciona como entrada para as várias instituições e refletem a sinergia entre eles.

Ocasionalmente a rua interna toma a forma de um hall de exposições ou foyer, e em outro momento funciona como um auditório ou uma sala de estudos. A visibilidade desta rua interna a partir do exterior, assim como o programa aparente do interior do edifício nas janelas da fachada, displays de led, estantes de livros e cartazes iluminados reforçam a identidade pública do edifício ao nível da rua e também na cidade.

Fachada e Identidade

A fachada de Rozet tem como objetivo expressar uma identidade pública. É construído a partir de elementos verticais de concreto na cor areia, que evidenciam o edifício como um todo para a cidade. Os elementos incluem relevos e rosetas, conferindo textura à fachada e significado ao edifício em seu abastecimento por sua analogia com conhecimento. Se por um lado esses elementos verticais funcionam como uma tela fixa, por outro lado eles permitem que a luz natural penetre no interior do edifício através de grandes aberturas verticais.

Planta Baixa
Planta Baixa

Um edifício sustentável

Uma combinação de escolhas fazem do Rozet um edifício sustentável. A rua interna opera como um grande respiro baseado na ventilação natural. A cobertura é inteiramente verde. É uma combinação de vegetação e um buffer de água que contribui com o condicionamento do edifício. Pássaros e insetos se beneficiam deste oásis verde em meio à cidade. A cobertura acomoda ainda painéis solares que fazem uma contribuição substancial nas necessidades energéticas do edifício. Por fim, o armazenamento térmico confirma Rozet como um dos edifícios mais sustentáveis de Arnhem.

© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects

Corte
Corte

Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects, © Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects
© Scagliola, Brakkee © Neutelings Riedijk Architects

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Cultura em Arnhem / Neutelings Riedijk Architects" [Culturehouse in Arnhem / Neutelings Riedijk Architects] 11 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761980/culturehouse-em-arnhem-neutelings-riedijk-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.