Museu da Paz Nogunri / METAA

Museu da Paz Nogunri / METAA - Mais Imagens+ 25

  • Desenhos: Kim young il, Kim hyoung suk
  • Projeto De Interiores: metaa
  • Projeto Estrutural: Jeitech
  • Engenharia Mecânica E Hidráulica: GK ENG
  • Engenharia Elétrica: Geukdong ENG
  • Construção: Hanyang construction
  • Supervisão Arquitetônica: Geun hwa
  • Cliente: Yongdong-gun office
  • Orçamento: 2.7 bilhões KW
  • área Do Terreno: 132,240 m²
  • área De Cobertura Do Terreno: 922.17 m²
  • Arquitetos Responsáveis: Jongho Yi, Euijung Woo
  • Cidade: Yeongdong-gun
Mais informaçõesMenos informações
© Jaekyung Kim

Como se vê?

150 pessoas foram mortas. 13 pessoas desaparecidas e 55 ficaram feridas e com sequelas. Foi em 1950, de 26 a 29 de julho. No entanto, esse não é o número exato. Muitas outras permaneceram no túnel aterrorizadas durante três dias. Isso dividiu suas vidas. Metade de um século se passou e ninguém foi responsabilizado. O incidente aconteceu, mas não deixou pistas. Milhares de famílias tiveram que realizar cerimônias sem os parentes mortos. Com todos os esforços intermináveis, a verdade nunca foi reconstruída. Enquanto isso, ainda é ocultada.

© Jaekyung Kim

Pessoas disseram que foi uma tragédia de guerra ou apenas um incidente. Procurou-se pacificá-lo com outros casos. No entanto, cada testemunha denunciou o massacre nogunri, um incidente que não pode ser enterrado junto à enorme tragédia da guerra. A proclamação de uma lei especial e os assuntos da cerimônia de memória estão em andamento, mas a verdade ainda nunca foi dita. Algumas questões do caso estão encobertas para a história. Ainda há incertezas sobre o assunto e o objeto para falar sobre paz. Apenas o medo das vítimas e a dor das famílias mantiveram-se claramente.

Implantação

Memória Coletiva

Foi só por causa da memória das famílias em luto que o massacre nogunri apareceu para o público. Suas atividades estavam lá. Só por causa disso que parte das declarações históricas foram expostas. O caso nogunri não pode ser considerado histórico, mesmo que tenha essa quantidade de provas.

© Jaekyung Kim

Algumas atividades conhecidas pertencem a memórias autobiográficas. A memória histórica só pode ser aprendida através do registro histórico. No entanto, a memória de nogunri ainda é uma história viva para nós. Por isso, é uma parte do processo de memória coletiva para a construção de nossa identidade.

© Jaekyung Kim

No entanto, num processo de memória coletiva, uma tensão é circunstanciada entre as aspirações do incidente. Aspirações do governo, das vítimas, das famílias, e dos observadores. Há uma tensão que é composta por uma memória universal-social, por uma memória autobiográfica de uma vida, e por uma memória didática para a humanidade. Um parque que fala sobre "história" ou "paz" não é estável neste lugar onde essa tensão ainda não está resolvida.

© Jaekyung Kim

Além disso, um museu falando sobre "história" ou "paz" não pode deixar de começar com o vazio neste espaço. Um início arquitetônico com o vazio é uma arquitetura que considera o processo para a construção de uma memória coletiva.

Corte

Anti-memória

A memória em oposição à história oficial é chamada de 'anti-memória'. Anti-memória são atividades de todas as pessoas e memórias fragmentadas. É uma memória tentando intervir em algumas memórias que serão institucionalizadas. É uma memória que tenta revelar uma aura de uma memória oficial por monumentos precipitadamente construídos e símbolos de memória.

© Jaekyung Kim

As experiências das pessoas são importantes para construir uma 'anti-memória'. Especialmente as experiências que estão estampada nos corpos são muito importantes. A espacialidade que sentiam no momento é mais importante do que a sua vista quando experienciam esses tipos de memória.

Planta Baixa

Um processo de memória coletiva do massacre nogunri é apresentado progressivamente. Esse museu de história e de paz, só pode informar a verdade revelada, mas não pode reivindicar toda a história ou a paz para alguém. Só quer atrasar um pouco a história que quer ser prontamente oficializada. O museu de história e paz que deve observar o presente processo progressivo da memória coletiva, procurando ser uma arquitetura de "anti-memória '. Quer intervir no corpo de visitante como um espaço. E quer ser uma arquitetura procurando a identidade através das experiências acumuladas.

© Jaekyung Kim

Considerações e reajustes

Museu, torre memorial e a cena do incidente (em torno do túnel) estão em um relacionamento próximo local e semanticamente. No entanto, na condição dada, em outras palavras, o esquema inicial encontra dificuldades para se aproximar do significado potencial do incidente entre três elementos. Antes considerado o local como um lugar que será realmente experimentado pelos visitantes, sugerimos reajustar o local antes. O museu será parte desse cenário.

Nota: Este projeto foi publicado originalmente em 12 Fevereiro, 2015

© Jaekyung Kim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yeongdong-gun, Chungcheongbuk-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu da Paz Nogunri / METAA" [Nogunri Peace Museum / Metaa Architects & Associate] 27 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761651/nogunri-peace-museum-metaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.