O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sauna
  4. Vietnã
  5. a21studio
  6. 2014
  7. A Tenda / a21 studio

A Tenda / a21 studio

  • 05:00 - 14 Fevereiro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
A Tenda / a21 studio
A Tenda / a21 studio, Cortesia de a21 studio
Cortesia de a21 studio

Cortesia de a21 studio Cortesia de a21 studio Cortesia de a21 studio Cortesia de a21 studio + 14

  • Arquitetos

  • Localização

    tp. Nha Trang, Khanh Hoa province, Vietnã
  • Área

    126.0 m2
  • Ano do projeto

    2014

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada dentro de um balneário mineral de águas termais, A Tenda é um pequeno spa debruçado nas dobras do terraço em meio a uma colina rochosa e de frente para o rio. Este parece ser um bom lugar para esconder-se da área mais ativa que acontece do outro lado da colina e desfrutar de atividades saudáveis como o banho de barro e o serviço de massagens. Entretanto, uma das maiores limitações do local é o intenso calor vindo do oeste ao longo de todo o ano.

Cortesia de a21 studio
Cortesia de a21 studio

Em primeiro lugar, se considera como boa solução uma cobertura inclinada feita de palha grossa, para evitar a luz do sol, criando uma mimetização com a paisagem circuncidante. Ao colocar o lado inclinado a oeste, uma enorme quantidade de calor é mantida para fora da edificação. Por outro lado, o fato de que o teto se apoia sobre o terreno também confere um aspecto distinto a Tenda, onde a cobertura não é utilizada somente como proteção da eventual chuva ou sol, mas também torna-se a estrutura principal do edifício. As vigas principais de 100x250 mm ajudam a estrutura de 11m e 2,3m de elevação permitido que os hospedes desfrutem de uma boa vista do rio e do centro da cidade. Por cima desta estrutura de madeira, há uma combinação de 3 camadas de 20 mm de espessura feitas com painéis de madeira que conferem um aspecto estético ao teto e unem todas as vigas entre si, criando uma membrana a prova d'água e 30 mm de folhas de coco. Todas estas peças estão conectadas através do uso da técnica de construção indígena e encaixes de pinos.

Planta Baixa e Fachada
Planta Baixa e Fachada

Junto com o método de construção, os materiais locais, como pedras empilhadas, folhas de coco, reforço de aço e diferentes azulejos são utilizados para trazer uma sensação harmônica e nativa para os hóspedes. Dentro da Tenda, o espaço se divide em dois níveis. No pavimento superior, um dormitório privado que está cobertos pelos marcos de madeira com mais de 40 anos que já não são mais produzidos e vidros coloridos. Além disso, há uma rede instalada no meio do nada, conferindo uma sensação exótica os hóspedes, que desfrutam do lugar balançando-se no ar. O seguinte espaço é composto por uma piscina de água mineral com móveis velhos de madeira, conformando um lugar tranquilo de onde se aprecia o rio.

Cortesia de a21 studio
Cortesia de a21 studio

Concluindo, a tenda como estrutura de cobertura e a combinação harmônica dos materiais revitalizaram um terreno abandonado que recebia muito sol e vento. Isto honra as técnicas de construção dos trabalhadores locais e converte-se em um exemplo típico do seu entorno.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
a21studio
Escritório
Cita: "A Tenda / a21 studio" [The Tent / a21 studio] 14 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761639/a-tenda-a21-studio> ISSN 0719-8906