Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson

Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 2 de 28Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 3 de 28Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 4 de 28Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 5 de 28Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Mais Imagens+ 23

São Petersburgo, Rússia
  • Engenharia Estrutural: Arup
  • Instalações: Buro Happold
  • Topografia: Turner & Townsend
  • Especialista Em Aeroporto: Naco
  • Especialista Em Comércio: Chapman Taylor
  • Cidade: São Petersburgo
  • País: Rússia
Mais informaçõesMenos informações
Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 2 de 28
© Grimshaw Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo terminal do Aeroporto Internacional de Pulkovo está oficialmente aberto ao público. Grimshaw trabalhou em pareceria com Ramboll e Pascall + Watson para desenhar o novo aeroporto em São Petersburgo, na Rússia.

Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 4 de 28
© Grimshaw Architects

A abertura do novo terminal marca o fim da primeira fase de um masterplan sustentável para o aeroporto e calcula-se a passagem de 12 milhões de passageiros por ano. Grimshaw ganhou o projeto em 2007 num concurso internacional. Atualmente, continuam trabalhando para finalizar as fases um e dois para o ano de 2015, quando o aeroporto pretende atender 17 milhões de passageiros por ano.

Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 27 de 28
Corte

O Aeroporto de Pulkovo, o terceiro maior aeroporto do país, atuará como uma entrada a São Petersburgo e Rússia, refletindo a cidade que serve. O desenho interior do novo terminal consiste de diferentes áreas interconectadas, desenhadas para fazer eco ao desenho exterior das ilhas e pontos que conformam a cidade. Os ambientes abertos são comparados a distintos espaços cívicos encontrados em São Petersburgo, enfatizando o papel do aeroporto como primeiro e último grande espaço público da região para os turistas.

Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 17 de 28
© Grimshaw Architects

O sócio do Grimshaw, Mark Middleton, disse "este edifício representa um ponto de partida para o escritório. Somos conhecidos por nossas estruturas expressivas e nossa atenção ao detalhe. Queremos manter esses elementos e o caráter prático, é de nosso interesse pela sustentabilidade, mas também tratamos que o edifício seja mais sobre a forma e o espaço".

Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 24 de 28
Planta - Nível 1 - Chegadas

"Este desenvolvimento supõe um avanço, facilmente sustentado por ser um dos aeroportos mais importantes do mundo. Creio que o futuro de São Petersburgo é brilhante, Pulkovo se converterá num centro, trazendo negócios asiáticos e do leste europeu".

Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 13 de 28
© Grimshaw Architects

O masterplan do aeroporto representa e responde ao clima e o patrimônio de São Petersburgo. O chamativo teto do novo terminal e sua envolvente foram desenhados para se adaptar às condições extremas climáticas experimentadas pela cidade, incluindo as fortes nevadas no inverno.

Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson - Imagem 10 de 28
© Grimshaw Architects

O financiamento do aeroporto vem através de um programa de desenvolvimento público privado de 1 bilhão de euros, o primeiro deste tipo na Rússia. O Consórcio Nothern Capital Gateway obteve a concessão por 30 anos e nomeou Ramboll como o consultor de projeto em 2008. Grimshaw se manteve no projeto como guardião do conceito, enquanto que Pascal + Watson foram nomeados os arquitetos executivos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aeroporto Internacional de Pulkovo, São Petersburgo, Rússia, 196140

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Aeroporto Internacional de Pulkovo / Grimshaw Architects + Ramboll + Pascall+Watson" [Pulkovo International Airport / Grimshaw + Ramboll + Pascall+Watson] 03 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761466/aeroporto-internacional-de-pulkovo-grimshaw-architects-plus-ramboll-plus-pascall-plus-watson> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.