Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Conchas Acústicas / Flanagan Lawrence

Conchas Acústicas / Flanagan Lawrence

Cortesia de Flanagan Lawrence Cortesia de Flanagan Lawrence Cortesia de Flanagan Lawrence Cortesia de Flanagan Lawrence + 12

Littlehampton, Reino Unido
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Flanagan Lawrence
  • Ano do projeto

    2014
  • Engenharia Estrutural

    Expedition Engineering
  • Construtora

    Shotcrete
  • Paisagismo

    Landbuild
Mais informações Menos informações
Cortesia de Flanagan Lawrence
Cortesia de Flanagan Lawrence

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas num jardim ao lado da praia de Littlehampton, estas "conchas acústicas" atuam como um palco e refúgio para a comunidade local. Movidas pelo desejo de dar um novo impulso a Littlehampton com sua gentileza de princípios do século XX, as conchas melhoraram substancialmente o espaço público aberto da grama adjacente e satisfazem a necessidade social essencial que não está prevista em outros lugares da área.

Cortesia de Flanagan Lawrence
Cortesia de Flanagan Lawrence

O conceito das conchas é derivado da noção de um quiosque de música tradicional, depois da revolução industrial e a deterioração das condições nas zonas urbanas, as conchas acústicas foram concebidas como uma resposta das autoridades locais a uma maior necessidade de espaços verdes abertos, onde o público, em geral, pode relaxar. Desde o primeiro palco aberto no Reino Unido, na Royal Horticultural Society Gardens, em South Kensington, 1861, este tipo de instalação se tornou muito popular, e foi criada em parques de todo o país. Competindo com os novos meios do século XX, como o cinema e a televisão, as conchas acústicas perderam seu atrativo e caíram em desuso.

Cortesia de Flanagan Lawrence
Cortesia de Flanagan Lawrence

No entanto, o novo mundo dos meios sociais democratizou ainda mais a produção e a distribuição da música. Já não é de domínio exclusivo dos músicos de elite, a música popular está sendo feita por qualquer pessoa, e reproduzida em qualquer lugar, seja na internet ou em público. As conchas acústicas são uma resposta a este contexto, trazendo de volta um velho ideal, uma arquitetura que pode representar o "som" e as pessoas que o fizeram.

Diagrama
Diagrama

Uma das conchas se enfrenta à cidade e forma o palco de música principal. O desenho acústico do interior cria uma superfície refletora para projetar o som dos artistas ao público no jardim. A outra concha está frente à praia e forma uma estrutura mais íntima como um refúgio para escutar o som do mar ou dos músicos de rua, que se apresentam frente ao passeio marítimo.

Cortesia de Flanagan Lawrence
Cortesia de Flanagan Lawrence

As estruturas em casca tiveram o concreto projetado diretamente sobre a malha de reforço, sem cofragem. A maior parte da casca de concreto possui apenas 100 mm de espessura e é baseada na geometria de curvatura dupla para suportar a altura e o vão.

Cortesia de Flanagan Lawrence
Cortesia de Flanagan Lawrence

As duas conchas surgem como formas de terra branca que saem da grama. Isto reflete o contexto histórico dos espelhos de som de concreto ao longo da costa sul, e a forma visualmente impactante das dunas de areia do lugar.

Cortesia de Flanagan Lawrence
Cortesia de Flanagan Lawrence

O projeto foi o vencedor de um concurso em 2012 e foi terminado a tempo para ser utilizado durante o verão de 2014.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Littlehampton, West Sussex, Reino Unido

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conchas Acústicas / Flanagan Lawrence" [Acoustic Shells / Flanagan Lawrence] 03 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761457/conchas-acusticas-flanagan-lawrence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.