Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos

Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Imagem 2 de 20Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Imagem 3 de 20Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Imagem 4 de 20Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Imagem 5 de 20Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Paine, Chile
  • Arquitetos Responsáveis: Rodrigo Chauriye, Beatriz Stäger
  • Associado: Osvaldo Moreno
  • Gestão Editorial: Midas
  • área Do Terreno: 5000 m²
  • Cidade: Paine
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Imagem 6 de 20
© Pablo Blanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma inserção na paisagem pré-cordilheira do vale central, onde as referências geográficas são notáveis. Pelo oriente e sul, a Cordilheira dos Andes. Ao oeste, surge um vale de inclinação suave com amendoeiras. Outro referente é uma barragem de irrigação que se transformou em parte da paisagem. A casa é implantada junto ao tanque, sentido leste - oeste, se abrindo para as fachadas norte e sul. Buscando por uma luz mais plana e evitando o sol rasante.

Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Imagem 18 de 20
Planta Baixa

O programa é organizado em dois corpos sólidos de dois níveis articulados por um vazio central e que são conectados em meios níveis por uma escada e rampa. Isto nasce da condição da privacidade do dormitório principal quanto ao restante da casa.

Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Imagem 5 de 20
© Pablo Blanco

A linguagem formal da casa tem sua origem em duas condições: por um lado resgatar a amabilidade climática da casa do vale central, o que é traduzido numa circulação que percorre toda a casa. Outra condição, autoimposta, e tem a ver com a geração de recintos mediante uma estrutura de premissas, na qual uma fita de concreto se desenrola em torno da estrutura no lado externo da casa. Esta fita serve como varanda, beirais e parede, e se adapta segundo a nova topografia exigida pela planta de meio-nível escalonada.

Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Imagem 4 de 20
© Pablo Blanco

Materiais desempenham um papel fundamental para a integração da casa dentro de seu ambiente natural. O concreto aparente é usado na maioria da casa, exceto para as paredes do porão, que são cobertas com as pedras escavadas durante a fase de construção da fundação. Estas pedras foram divididas para expor seu lado áspero. O terceiro material importante é a madeira de pinus, usada nos decks para as varandas e vai até os lados para se transformar em beirais. Por fim, a casa inclui vários elementos de metais oxidados, como a porta de entrada principal e as grelhas de sol que escondem as áreas de serviço.

Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos - Imagem 20 de 20
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hasbún II / Chauriye Stäger Arquitectos" [Corredor House / Chauriye Stäger Arquitectos] 02 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761450/casa-hasbun-ii-etapa-chauriye-stager-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.