O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. França
  5. Hardel et Le Bihan Architectes
  6. 2014
  7. Bloco de Escritórios Strato / Hardel et Le Bihan Architectes

Bloco de Escritórios Strato / Hardel et Le Bihan Architectes

Bloco de Escritórios Strato / Hardel et Le Bihan Architectes
Bloco de Escritórios Strato / Hardel et Le Bihan Architectes, © Vincent Fillon
© Vincent Fillon

© Vincent Fillon © Vincent Fillon © Vincent Fillon © Vincent Fillon + 10

© Vincent Fillon
© Vincent Fillon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Encaixado entre o tecido da cidade e os trilhos de trem, este edifício é uma expressão de sua localização paradoxal. Ao sul, oposto ao futuro edifício residencial e o Boulevard Pereire, a massa da estrutura é fraccionada em diversos patamares para reduzir a monumentalidade do edifício e suavizar o caráter terciário das fachadas lisas. Enfatizado pelo uso de muitos tons de cinza, os negativos e as projeções marcam a horizontalidade e acentuam as vistas por sobre a nova rua. Esse equilíbrio volumétrico integra as projeções e os dois pavimentos do ático na esquina mais ocidental. Para pontuar estas longas fachadas, apesar da regularidade da estrutura compartimentalizada, quatro módulos de diferentes larguras os agrupa numa unidade. A tipologia das aberturas verticais e os materiais de revestimento em pedra fazem referência aos blocos vizinhos do Boulevard Haussmann. Á leste, oposto à Estação Pont Cadinet, sua volumetria pontiaguda, que parece seccionada, confere ao edifício forte identidade.

Corte
Corte

Esse recesso no final do terreno também auxilia a abrir as vistas da linha férrea a partir do Boulevard. No pavimento térreo, um jardim verde relembra a antiga vegetação selvagem das bordas das linhas de trem. Ao norte, frente ao conjunto das linhas férreas, a fachada é lisa e regular. As compridas janelas horizontais enquadram vistas distantes em direção à paisagem de Batignolles. As esquadrias de alumínio das aberturas criam uma composição metálica e intermeada em harmonia com os trens que correm entre as plataformas. Os variados acabamentos da superfície de metal, de opaco à brilhante, fazem as esquadrias se destacarem e produzem um labirinto luminoso na contra luz desta longa fachada norte. O hall da entrada principal está posicionado na esquina sudeste onde a nova rua começa; atravessa o térreo para oferecer a vista da paisagem dos trilhos de trem e o futuro distrito de Batignolles a partir do Boulevard Pereire, portanto, visualmente conectando os dois mundos em cada lado do edifício. 

© Vincent Fillon
© Vincent Fillon

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bloco de Escritórios Strato / Hardel et Le Bihan Architectes" [Strato Office Block / Hardel et Le Bihan Architectes] 05 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761352/strato-office-block-hardel-et-le-bihan-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.