O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Museu do Design e da Moda de Lisboa inaugura a exposição "Como se pronuncia design em português?"

Museu do Design e da Moda de Lisboa inaugura a exposição "Como se pronuncia design em português?"

  • 18:00 - 31 Janeiro, 2015
Museu do Design e da Moda de Lisboa inaugura a exposição "Como se pronuncia design em português?"
Museu do Design e da Moda de Lisboa inaugura a exposição "Como se pronuncia design em português?", Cortesia de MUDE
Cortesia de MUDE

A exposição Como se pronuncia design em português? nasce e mantém-se como uma interrogação. O título faz também alusão aos diferentes modos de pronunciar o termo design na língua portuguesa, e ao que isso revela da sua origem, tradução, história e significados.

A mostra, que teve início no dia 29 deste mês e permanece aberta ao público até 31 de maio no MUDE (Museu de Design e da Moda de Lisboa), visa compreender como as circunstâncias geográficas de Portugal, a herança histórica, a cultura, as tradições e a consciência coletiva influenciaram e/ou se refletiram no pensamento e na obra de cada autor.

Além disso, a organização busca conhecer o modo como os conceitos de lugar, pertença, identidade e memória vêm sendo trabalhados ao nível do design, avaliando a eventual existência de valores e características em comum. Para tal, analisam peças de design de produto produzidas por autores nacionais durante os últimos sessenta anos, dando maior incidência para o período compreendido entre 1980 e 2014.

Entre Lisboa e Paredes, apresentam-se mais de 150 peças de 76 autores de diferentes gerações, percursos e formações, demonstrando o espaço inclusivo e plural que desde o início quisemos constituir, mostrando a vitalidade de percursos e propostas.

A mostra, que tem curadoria de Bárbara Coutinho, não pretende ser um levantamento exaustivo de todos os autores em exercício durante este período, a seleção recaiu sobre os objetos considerados mais representativos para as leituras propostas. Muito embora não tenha uma estrutura cronológica nem pretenda ser uma retrospetiva dos últimos sessenta anos, pode-se encontrar uma série de peças que remetem a autores, iniciativas, entidades e exposições marcantes para a história do design em Portugal.

A exposição parte de uma leitura formal das peças, propondo diálogos entre diferentes épocas, autores e linguagens, respeitando sempre e em primeiro lugar a singularidade de cada obra. Dando particular atenção aos setores de produção tradicionais, como a cortiça, madeira, vidro, cristal ou porcelana, a exposição estabelece três eixos de leitura intercomunicantes: O Predomínio da Forma sobre o Ornamento ou A Procura pela Estrutura das CoisasInteligência Prática e Sensibilidade pela Matéria. A Excelência das Manufaturas e das Artes Aplicadas; e Entre o Popular e o Erudito. Variações sobre o Tema da Tradição.

Como se pronuncia design em português?

  • Data: de 29 de janeiro a 31 de maio
  • Local: MUDE - Museu do Design e da Moda
  • Endereço: Rua Augusta, 24, Lisboa, Portugal
  • Curadoria: Bárbara Coutinho
  • Design expositivo: Mariano Piçarra
  • Coprodução: CML/MUDE e Câmara Municipal de Paredes, no âmbito do projeto Art on Chairs
  • Design Gráfico: TVM Designers

Cita: "Museu do Design e da Moda de Lisboa inaugura a exposição "Como se pronuncia design em português?"" 31 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761330/exposicao-como-se-pronuncia-design-em-portugues> ISSN 0719-8906