O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Ginásio
  4. Dinamarca
  5. CEBRA
  6. 2014
  7. StreetDome / CEBRA + Glifberg - Lykke

StreetDome / CEBRA + Glifberg - Lykke

StreetDome / CEBRA + Glifberg - Lykke
StreetDome / CEBRA + Glifberg - Lykke, © Mikkel Frost / CEBRA
© Mikkel Frost / CEBRA

© Mikkel Frost / CEBRA © Mikkel Frost / CEBRA © Mikkel Frost / CEBRA © Mikkel Frost / CEBRA + 15

  • Desenvolvimento do Projeto

    Morten Hansen
  • Engenharia

    Rambøll
  • Construção

    Hoffman, Grindline
  • Financiamento

    A.P. Møller Fonden, The Danish Foundation for Culture and Sports Facilities
  • Cliente

    Haderslev Municipality
  • StreetDome

    1500 m²
  • Pista de Skate

    4.500 m²
  • Mais informações Menos informações
© Mikkel Frost / CEBRA
© Mikkel Frost / CEBRA

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório dinamarquês CEBRA and Glifberg+Lykke projetou um parque multiuso e centro para esportes de rua em frente ao porto de Haderslev, no sul da Dinamarca. StreetDome é uma paisagem urbana vasta e única para atividades e lazer, incluindo um parque de skate de 4.500 metros quadrados, instalações de basquete, parkour, parede de escalada, entre outros.

© Mikkel Frost / CEBRA
© Mikkel Frost / CEBRA

A ambição global do StreetDome era estabelecer novos padrões para arenas urbanas para esportes urbanos. StreetDome é um parque aberto e ponto de encontro social para diferentes idades, níveis de habilidade e culturas. O projeto começou há quase dez anos como uma iniciativa do ativista e presidente da associação SkateCity Morten Hansen, cuja visão era criar um novo pólo cultural que incorporasse uma vasta área para a atividade e lazer local.

© Mikkel Frost / CEBRA
© Mikkel Frost / CEBRA

A estreita colaboração entre CEBRA e Glifberg + Lykke resultou em uma fusão da arquitetura, design e função, que forma o DNA do projeto, conectando todo o parque para formar uma interação do todo. O resultado é um novo ímã cultural com fortes raízes locais e um escopo internacional. Na fase de planejamento a equipe de projeto implementou os resultados dos diálogos que tiveram com uma ampla gama de grupos de usuários futuros. Tal processo foi um elemento essencial desde as fases iniciais do projeto, e que deixou uma marca clara sobre o produto final.

Croqui
Croqui

O Parque

O projeto para a pista de skate foi dividido em três seções gerais que consistem na parte "de rua", que se estende ao redor da seção baseada em transições e as seções caracterizadas por bowls e bancos. Cada elemento e obstáculo é projetado para uso adaptado para que os novos fluxos, ritmos e combinações possam ser explorados diversas vezes. O parque se desenvolve ao longo do tempo, juntamente com a habilidades e imaginação dos usuários e continua a desafiar os atletas no esporte, bem como seus níveis de criatividade.

© Mikkel Frost / CEBRA
© Mikkel Frost / CEBRA

A cúpula

A forma do projeto é baseada no conceito de salão iglu do escritório CEBRA. Para reduzir os custos de funcionamento, o espaço não é aquecido e iluminado principalmente por meio de luz natural. Além disso, a área de superfície do edifício foi minimizada através da sua forma de cúpula. O teto se estende por cerca de 40 metros e permite um grande espaço aberto, livre de pilares, que pode ser equipado com qualquer tipo de atividades desportivas e, neste caso, skate, escalada e basquete de rua.

Planta Baixa
Planta Baixa

O Iglu é adaptado tanto para o terreno como para a função específica da cultura do skate e da rua. No exterior, a cúpula torna-se parte real da pista de skate, crescendo sobre a paisagem de concreto como um cogumelo. A estrutura foi projetada como uma parte funcional da pista de skate com bancos, escadas e rampas ao longo das borda. Internamente, uma série de piscinas são escavadas no piso ao lado de uma cesta de basquete e uma estrutura central de pedra para escalada, que contém um palco, bancos e banheiros. Portões largos abrem-se para o exterior conectando a pista de skate circundante com o interior, criando um fluxo contínuo por todo o parque. O projeto conforma um curso espacial contínuo e variado, o que dá aos esportes urbanos escandinavos uma área com características e possibilidades únicas.

© Mikkel Frost / CEBRA
© Mikkel Frost / CEBRA

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
CEBRA
Escritório
Glifberg + Lykke
Escritório
Cita: "StreetDome / CEBRA + Glifberg - Lykke" [StreetDome / CEBRA + Glifberg - Lykke] 01 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761292/streetdome-cebra-plus-glifberg-plus-lykke> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários