O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Turquia
  5. Kreatif Architects
  6. 2014
  7. Universidade Marítima Piri Reis / Kreatif Architects

Universidade Marítima Piri Reis / Kreatif Architects

Universidade Marítima Piri Reis / Kreatif Architects
Universidade Marítima Piri Reis / Kreatif Architects, © Yercekim Photography-Omer Kanipak
© Yercekim Photography-Omer Kanipak

© Cemal Emden © Cemal Emden © Cemal Emden © Yercekim Photography-Omer Kanipak + 81

  • Estática

    YBT Structural Design – Yusuf Timbir
  • Mecânica

    GN Project – Gurkan Gorguni
  • Elétrico

    HB Technic – Huseyin Gulsoy
  • Infraestrutura

    Proses Engineering – Fazil Uç
  • Paisagismo

    AN Landscape Design – Arzu Nuhoglu
  • Consultoria Sustentabilidade

    TURKECO – Duygu Erten
  • Consultoria Prevenção de Incêndio

    Etik Muhendislik – Abdurahman Kiliç
  • Consultoria Acústica

    Duyal Karagozoglu
  • Consultoria Acústica (auditório multi uso)

    Turker Talayman
  • Consultoria Iluminação

    ZKLD – Zeki Kadirbeyoglu
  • Gestão do Projeto

    Alev Akin, Aydan Volkan, Gul Erkmen, Erbug Benguler, Hasan Basri Tugrul, Erhan Ilicali, Korkmaz Akgul, Hakan Koyuncu, Orhan Polat, Gamze Iyigun
  • Construção

    Sera Yapi
  • Mais informações Menos informações
© Yercekim Photography-Omer Kanipak
© Yercekim Photography-Omer Kanipak

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade Marítima Piri Reis fornece educação marítima superior e treinamento aplicado no distrito de Tuzla, em Istambul, Turquia. O projeto consiste de 60.000 m² convertidos em oito blocos interconectados. O campus foi projetado com os mais novos princípios de sustentabilidade que resultaram no certificado "muito bom" da BREEAM,

© Cemal Emden
© Cemal Emden

O projeto abriga um intenso programa em blocos fragmentados encrustados em um terreno inclinado. O objetivo básico era criar espaços públicos abertos entre os blocos, para que os estudantes e professores pudessem interagir ao longo do dia. A inclinação do terreno e os blocos fragmentados são utilizados para maximizar a percepção da silhueta de todo o campus. Um caminho à céu aberto que se estende na direção norte sul do terreno conecta os seis blocos interligados por sobre o solo. Esta espinha dorsal define o caminho de circulação principal de todo o campus e permite a experiência de uma vista contínua do mar dentro do campus.

Planta Baixa
Planta Baixa

Enquanto que o estilo arquitetônico dos blocos está sendo desenvolvido, uma conhecida terminologia naval, "Neta" (limpo, seguro e eficiente) foi projetado como sendo uma palavra chave do conceito. Uma vez que o planejamento espacial e princípios de operação de embarcações e portos são baseados em simplicidade, clareza e eficiência, esse conceito foi bastante apropriado com o uso de materiais brutos e simplicidade funcionalista do layout geral. 

© Cemal Emden
© Cemal Emden

Para não alterar a orla natural, os blocos de edifícios estão localizados próximo à borda norte do terreno, deixando uma grande área verde ao sul. Esta área de costa engloba um passeio público de pedestres que está conectado com o distrito residencial adjacente, além de um pier para o treinamento dos estudantes. Os blocos paralelos à costa abrigam as instalações educacionais, sociais e administração, enquanto que os blocos verticalmente posicionados em relação ao mar incorporam uma piscina de treinamento, laboratórios e salas de aula.

© Cemal Emden
© Cemal Emden

A cobertura do bloco social é o que possui a melhor vista do mar e está reservado para a biblioteca. Os pavimentos do meio deste bloco foram projetados como uma passagem de estar incluindo pequenas lojas de comidas e bebidas, caixa-eletrônicos e um café enquanto que o pavimento térreo é onde está a cafeteria principal para almoço e outras refeições. A espinha dorsal principal de norte a sul é fragmentada e menores trechos com nichos, terraços e diferentes níveis para evitar um eixo monumental e rigoroso. O vento predominante é suavizado pela utilização dos blocos em paralelo ao mar, mantendo os pátios internos protegidos dos ventos intensos. Este layout também ajudou o projeto a se beneficiar da luz natural de maneira eficiente.

© Cemal Emden
© Cemal Emden

Os espaços que não necessitam de luz natural estão localizados no subsolo, enquanto que os pavimentos elevados e terraços destes criaram os espaços abertos entre os blocos de edifícios. Entradas separadas permitem o acesso à esses blocos com rotas para bicicletas e veículos graças à utilização da topografia.

Corte
Corte

"Vida sustentável" e "economia de energia" são os principais princípios  de qualquer embarcação no mar, e portanto o conceito de "campus verde" é adotado desde o começo. O campus gera 45% de sua própria energia elétrica, e o excesso de calor desta produção de energia é utilizado para o aquecimento e resfriamento dos edifícios. Água potável é obtida através da purificação da água do mar, e as águas cinzas e da chuva são reutilizadas para irrigação de jardins e descargas dos banheiros. Placas de Aço Corten sem mercúrio e 100% reciclável são perfuradas para absorver a maioria dos raios ultravioleta e diminuem a carga energética para o resfriamento. Essas e outras medidas sustentáveis fazem da Universidade Marítima Piri Reis o primeiro campus verde da Turquia. 

© Yercekim Photography-Omer Kanipak
© Yercekim Photography-Omer Kanipak

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Kreatif Architects
Escritório
Cita: "Universidade Marítima Piri Reis / Kreatif Architects" [Piri Reis Maritime University / Kreatif Architects] 30 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761130/piri-reis-maritime-university-kreatif-architects> ISSN 0719-8906