Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo

Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 2 de 19Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 3 de 19Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 4 de 19Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 5 de 19Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Mais Imagens+ 14

Tudela, Espanha
  • Arquitetos: Lagula Arquitectes, Studio Ahedo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  316
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 6 de 19
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é inserido cuidadosamente na trama urbana do bairro histórico de Tudela; quase um palimpsesto significado pela herança judaica, muçulmana e cristã. O tecido urbano é definido pela condição massiva derivada de seu traçado medieval. Suas ruas, tortuosas, longas e estreitas, são caracterizadas pelos muros lascados e as galerias de madeira. O objetivo do projeto é se injetar nesta pré-existência física e cultural.

Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 18 de 19
Corte

A casa é desenvolvida como espaço intermediário entre duas fachadas totalmente diferentes. Uma fachada exterior, definida como elemento relacional com o espaço público. Consciente, portanto, de sua relação com o entorno físico vizinho. Cuidadosa, portanto, de sua condição pública. Sólida, estável, rigorosa, que busca mediante pequenos gestos sua adaptação ao uso cotidiano.

Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 5 de 19
© Adrià Goula

Em contraste, a fachada do pátio, e poderíamos incluir a cobertura nesta categoria, se aproveita da condição informal dos espaços posteriores. Busca refletir o dinamismo da vida cotidiana. Sua geometria se adapta às necessidades interiores, se misturando com a escada, desenvolvida ao seu redor. Seus pousos, estanciais, são vividos como espaços de jogo, de leitura ou, inclusive, de trabalho, com vistas à árvore que cresce no pátio. Como a madeira, seu crescimento vive enraizado à vida.

Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 8 de 19
© Adrià Goula

A estrutura do edifício reflete estes dois momentos do projeto. Portanto, é restrita na fachada exterior e adaptada no pátio. O uso dos materiais busca ser direto, expressivo, sincero. O uso do pedras brancas em pavimentos, rodapés e florões, as paredes de gesso, os simples planos de madeira, em ocasiões as portas e os tetos de concreto definem os espaços interiores. O pátio é concebido como elemento relacional e regulador térmico.

Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 19 de 19
Axonométrica Explodida

Exteriormente que ser discreta. Interiormente vive da magia.

Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo  - Imagem 4 de 19
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa NKO em Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo " [NKO House in Tudela / Lagula Arquitectes + Studio Ahedo ] 27 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761097/casa-nko-em-tudela-lagula-arquitectes-plus-studio-ahedo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.