Casa A1 / A1Architects

Casa A1 / A1Architects - Imagem 2 de 32Casa A1 / A1Architects - Imagem 3 de 32Casa A1 / A1Architects - Imagem 4 de 32Casa A1 / A1Architects - Imagem 5 de 32Casa A1 / A1Architects - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: A1Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Maštálka
  • Arquitetos Responsáveis: Lenka Křemenová, David Maštálka
  • Construção: Vittore s.r.o. (parte de madeira escura), Hašek stavby (parte das pedras claras)
  • Marcenaria: Vojtěch Bilišič (detalhes externos), Krobot Interiéry (mobiliário interno), Ateliér Mánes (peças de mobiliário, mesas, etc), HNT (reforma das esquadrias antigas)
  • Cidade: Praga
Mais informaçõesMenos informações
Casa A1 / A1Architects - Imagem 13 de 32
© David Maštálka

A Casa Antiga

Duzentos anos atrás foi construído uma pequena e simples colônia de casas destinadas aos trabalhadores humildes da antiga aldeia chamada Hloubětín, no bairro histórico do leste da cidade de Praga. O povoado se desenvolveu e se juntou à grande Praga em 1922. Embora a cidade tenha crescido ao redor, o coração do local permaneceu o mesmo. No ano de 2003 o escritório a1 encontrou um lote com uma casa ainda que nem sequer era conectada à principal infraestrutura urbana, com latrinas originais, entre outras coisas. O lugar possui uma atmosfera única, onde é possível sentir-se no campo, mas com uma estação de metrô a 7 minutos de caminhada.

Casa A1 / A1Architects - Imagem 29 de 32
Planta Baixa - Térreo Nova

A característica principal das casas da vila é sua aparência simples e pura, com paredes de gesso e cobertura de duas águas com telhas de cerâmica vermelha. Mas o interior de nossa residência foi uma grande surpresa à primeira vista, com seus dois tetos abobadados nos quartos. Estas duas salas eram conectadas por um pequeno hall de entrada central e cozinha. As paredes de pedra e tijolo possuem espessura de 900 milímetros e havia apenas seis pequenas janelas na casa. A antiga casa tem uma sensação especial de peso e nós sabíamos desde o começo que queríamos respeitá-la e seguir a atmosfera ao fazê-la também um espaço contemporâneo de vida e trabalho.

Casa A1 / A1Architects - Imagem 23 de 32
© David Maštálka

A nova casa

O projeto para a renovação e adição da nova estrutura foi o trabalho de conclusão de curso da arquiteta Lenka, feito em 2008, na Academia de Artes, Arquitetura e Design, em Praga. Naquela ocasião, a dupla David Maštálka e Lenka Křemenová já atuava com o nome de a1architects em Praga.

Casa A1 / A1Architects - Imagem 5 de 32
© David Maštálka

A1 decidiu juntar a sua vida e arquitetura em "um teto", e, por isso, a nova casa precisava ser construída conectando a antiga estrutura. A principal ideia de conectar as partes antigas e novas vem do respeito do eixo central típico da velha casa. Sendo assim, a planta baixa em cruz das duas casas interseccionadas se tornou o mais convincente, depois de quase um ano de projetos e discussões intermináveis. A nova adição coexiste em certo contraste com a antiga casa, mas em harmonia e respeito com o terreno.

Casa A1 / A1Architects - Imagem 15 de 32
© David Maštálka

A nova casa é uma estrutura de madeira com telhado metálico de duas águas e uma fachada exclusiva preta. As paredes centrais de pedra foram demolidas e a estrutura leve de madeira trouxe a luz do sol para a casa, anteriormente muito escura. A contraposição em cruz de ambas as casas fortalece as características locais das vilas, com uma vizinhança próxima densa. A ligação entre as duas casas, utilizando o contraste dos materiais e estrutura trabalha em uma certa harmonia com a forma principal dos telhados de duas águas.

Casa A1 / A1Architects - Imagem 17 de 32
© David Maštálka

O tempo de construção

Quase quatro anos passaram-se para terminar a casa e mais dois anos para obter-se todas as licenças de construção, uma vez que compreende uma adição num local histórico que não segue os códigos de construção contemporâneos. Mas foi uma grande experiência, na verdade, nos sentimos como participando de outra escola, a escola da realidade. O mais emocionante foi revelar as camadas antigas, de modo que os primeiros desenhos se tornaram mais teóricos e o próprio tempo do edifício funcionou como um processo de concepção, como quando descobrimos a falta de fundação, a qual estava apenas a 30 centímetros sob o terreno ou a janela murada, a pequena adega, entre outros. Dois anos e meio foi o que levou para renovar e reparar a antiga casa, que tornou-se, em parte, uma ruína e o último ano foi dedicado à concluir a estrutura de madeira e todo o interior, que segue a ideia de duas casas feitas de pedra e madeira.

Casa A1 / A1Architects - Imagem 10 de 32
© David Maštálka

A vida da casa

Um momento delicado foi o de conectar a vida familiar e o escritório com outros 2 ou 3 colegas, além disso, limitado por uma casa existente. A parte principal, escura e orientada para a rua, funciona como o estúdio do A1, que está perfeitamente separada do resto do jardim privado pelo pequeno pátio no sul, enquadrado pela pequena casa da sala de reuniões, que costumava ser um velho barraco com a latrina original. Dessa forma, os clientes não entram na grande casa e somente visitam a sala de reuniões separada com sua respectiva pequena cozinha e banheiro.

Casa A1 / A1Architects - Imagem 6 de 32
© David Maštálka

O estúdio em si serve para no máximo cinco pessoas. Há uma sala comum, que divide o espaço de trabalho e de estar. A parte da família fica principalmente na casa de pedra e apenas a grande cozinha central acontece na intersecção da estrutura de madeira que prolonga a casa para o jardim traseiro com o terraço de madeira. A cozinha é o centro da vida nesta casa.

Casa A1 / A1Architects - Imagem 14 de 32
© David Maštálka

Outra questão especial foi como lidar com a escada na antiga estrutura. Na verdade, a escada em espiral de concreto continua no principal eixo central de toda a cruz da casa e leva a simetria ao nível do sótão, com 3 dormitórios e banheiro. A simetria é um conceito principal da planta, mas é acompanhado por irregularidades e detalhes assimétricos desejados. A casa em si parece muito simples do exterior, ainda que tenha muitas camadas internas e surpreenda com o quão grande aparenta ser internamente.

Casa A1 / A1Architects - Imagem 9 de 32
© David Maštálka

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa A1 / A1Architects" [A1 House / A1Architects] 29 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761041/casa-a1-a1architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.