Tour Total / Barkow Leibinger Architects - Gustav Düsing

Tour Total / Barkow Leibinger Architects - Gustav Düsing - Mais Imagens+ 19

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Europacity é um plano diretor para um novo distrito urbano de 40 hectares imediatamente ao norte da estação de trem central (Hauptbahnhof) em Berlim. O plano diretor acomodará um campus de arte, marina, restaurantes, residências e escritórios ao longo da Heidestrasse. A primeira edificação neste plano, para a companhia francesa de energia, Total, foi concluída em outono de 2012. O Tour Total é um prédio singular que dá à companhia e seus 500 funcionários uma identidade clara e localidade para sua sede na Alemanha.

© Christian Richters

O projeto de Barkow Leibinger foi desenvolvido em uma série de workshops com o cliente, o locatário e a agência de planejamento urbano. O edifício de 68 metros de altura consiste em 18 andares incluindo o lobby e bistrô de entrada, escritórios e pavimento para equipamentos técnicos.

© Corinne Rose

Um objetivo inicial para um certificado de sustentabilidade DGNB Silver, guiou as decisões de planejamento. Muito disto foi alcançado através de um sistema de fachada inteligente e reutilização de energia.

© Christian Richters

O volume do edifício (profundidade e comprimento) gera pavimentos de escritório bem iluminados e ventilados naturalmente. A forma da construção reage a um número de condições urbanas existentes. Sua frente é orientada para a Heidestrasse e para o parque planejado para o futuro ao norte. A forma geral então se dobra, criando um lado concavo e outro convexo em reação à borda ortogonal para a Heidestrasse e para o sistema radial gerado pela curvada Minna-Cauer Strasste. Uma arcada de dois pavimentos definida por colunas abraça a base da edificação com arcadas fechadas e abertas para a entrada principal e um caminho para pedestres ao norte. A arcada age como um filtro entre o lobby e o exterior e também como um dispositivo de escala para a edificação em geral.

© Johannes Förster

As torres independentes definem uma passagem para pedestres que leva para o novo espaço público com restaurantes e outras comodidades, localizado entre a nova torre e um bloco urbano adjacente planejado. Um núcleo deslocado coloca o lobby de elevador na fachada leste, permitindo que cada pavimento de escritório receba a luz solar e orientação no ponto de chegada de cada nível.

© Corinne Rose

Suportando a dinâmica formal do edifício e a identidade de mobilidade e energia da Total, a fachada estrutural é feita de vários elementos de concreto facetado pré-fabricado que se ajustam para a forma cambiante da construção.

© Corinne Rose

A malha da fachada usa a profundidade da superfície e uma definição escultural para enfatizar a verticalidade da edificação. A malha consiste em um padrão geométrico que se repete diagonalmente, abraçando os cantos da construção como uma espessa cortina. Também age como uma mediadora entre os espaços interiores privados e o espaço exterior bastante público.

© Corinne Rose

A fachada estrutural, combinada com o núcleo, fornece espaços de trabalho interior livres de colunas.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tour Total / Barkow Leibinger Architects - Gustav Düsing" [Tour Total / Barkow Leibinger Architects - Gustav Düsing] 01 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760776/tour-total-barkow-leibinger-architects-gustav-dusing> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.