omHOUSE / INSERT studio

omHOUSE / INSERT studio

© Bela Benedek© Bela Benedek© Bela Benedek© Bela Benedek+ 25

Hărman, Romênia
  • Arquitetos: INSERT studio ; Engenheiros: Mihai Moglan , Zsolt Halmagy
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  142
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografias:  Bela Benedek
© Bela Benedek
© Bela Benedek

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto explora as oportunidades oferecidas pela vida numa casa, dentro dos limites do "orçamento de um apartamento".

Apenas um conceito arquitetônico seria difícil de descrever. Após uma série de conceitos que ultrapassavam o orçamento disponível, as decisões foram tomadas para seguir um conjunto de princípios, no lugar de uma imagem arquitetônica ou resultado.

© Bela Benedek
© Bela Benedek

Uso da Terra

O terreno é bastante pequeno - cerca de 330m² - portanto a maneira que ele é utilizado é de grande importância - a cada pedaço de terra foi dada uma utilização e, no final, com a economia do lote, ainda havia espaço para uma horta.

© Bela Benedek
© Bela Benedek

Uma Forma Simples de Casa

A velha tradição de construir na área é rigorosa e austera; nada é deixado ao acaso. Cada elemento construtivo tem múltiplos usos ou responde a várias necessidades.  A arquitetura tem um sentido. Esta abordagem é seguida de uma forma contemporânea.

Uma série de imagens icônicas automaticamente associadas com moradias foram incorporadas, como a forma da casa, a chaminé, a entrada leve.

© Bela Benedek
© Bela Benedek

A conexão com o Local e o Entorno

O interior compacto foi organizado tendo em mente a ligação com o exterior. Há dois pequenos terraços, cada um com uma diferente ambiência e as janelas oferecem diferentes tipos de vistas (campos, vale, montanhas, construções antigas)

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Energia Utilizada

Parte do desafio era fazer uma casa que não custasse mais que um apartamento para aquecer.

© Bela Benedek
© Bela Benedek

Enquanto o orçamento rigoroso não permitia a utilização de instalações automatizadas "inteligentes", soluções simples de baixa tecnologia foram utilizadas: os espaços são embalados em um volume denso, as aberturas são cuidadosamente orientadas, a sombra de verão é fornecida pelas árvores, a envoltória externa com um coeficiente elevado de isolamento.

O Resultado

A casa é classificada 30% acima da classe A em eficiência energética (as normas nacionais não têm uma distinção muito elevada). Atualmente as trepadeiras estão lentamente conformando uma cerca e a horta já está produzindo vegetais.

© Bela Benedek
© Bela Benedek

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "omHOUSE / INSERT studio" [omHOUSE / INSERT studio] 06 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760701/omhouse-insert-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.