Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects

Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Imagem 2 de 22Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Imagem 3 de 22Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Imagem 4 de 22Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Imagem 5 de 22Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Mais Imagens+ 17

Montferrier-sur-Lez, França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Locada num bosque de pinheiros num terreno em declive, o primeiro trabalho foi a criação de um entorno propício para estabelecer um lar. A inclinação do terreno é a primeira restrição e a principal característica do lugar para abraçar uma paisagem aberta no horizonte. Dois eixos marcam duas opções no local: em primeiro lugar, o acompanhamento do declive, com o fim de trabalhar o estabelecimento de um nível regular. Assim como os terraços na paisagem, um trajeto que consiste em lâminas de aço corten é criado para acompanhar a chegada à casa, enquanto se constrói o descobrimento da paisagem.

Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Imagem 21 de 22
Corte
Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Imagem 20 de 22
Planta - Térreo
Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Imagem 22 de 22
Corte

Ao invés de revelar toda a paisagem circundante, tomou-se a decisão de desenvolver, na casa, um cenário que conste de várias histórias nas quais cada sequência apresente uma nova descoberta. Três corpos ondulantes construídos possuem lugar no declive e se estendem de forma sobressalente da paisagem. Interconectados por uma entidade simples, tornam possíveis novos espaços pelo estabelecimento de terraços protegidos e espaços ao ar livre.

Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Imagem 2 de 22
© Photoarchitecture

Para desfrutar da vista sem criar um efeito de superaquecimento, é feito um trabalho específico para determinar as espessuras das extremidades. Assim, em cada extremo da expansão dos volumes, a fachada está constituída e protegida por grandes persianas que podem se abrir completamente com um sistema de rotação: mais amplos ao sul para garantir a proteção solar, e ao norte há um filtro visual para proteger a privacidade do lugar. A materialidade da pedra é combinada com grandes janelas protegidas por persianas de madeira, oferecendo um desenho simples que aponta para a qualidade espacial e o valor de um entorno determinado.

Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects - Imagem 16 de 22
© Photoarchitecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Individual / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects" [Individual House / Elodie Nourrigat & Jacques Brion Architects] 18 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760570/casa-individual-elodie-nourrigat-and-jacques-brion-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.