O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição sobre Lelé em Colônia e Hamburgo

Exposição sobre Lelé em Colônia e Hamburgo

  • 18:00 - 18 Janeiro, 2015
Exposição sobre Lelé em Colônia e Hamburgo
Exposição sobre Lelé em Colônia e Hamburgo, A mostra "João Figueiras Lima - Lelé: a cultura dos materiais e a arte da produção" passa por Colônia e Hamburgo no começo de 2015. Imagem de divulgação
A mostra "João Figueiras Lima - Lelé: a cultura dos materiais e a arte da produção" passa por Colônia e Hamburgo no começo de 2015. Imagem de divulgação

O Museu da Casa Brasileira, em parceria com a Universidade de Delft (Holanda) e as galerias de arquitetura AIT- ArchitekturSalon Colônia e Hamburgo (Alemanha), realiza a segunda itinerância internacional da exposição sobre o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. Na Alemanha, a mostra fica em cartaz em janeiro e fevereiro em Colônia, e entre abril e junho em Hamburgo.

Intitulada João Filgueiras Lima - Lelé: a cultura dos materiais e a arte da produção, a mostra revela o apuro técnico e a grande inventividade das soluções propostas por Lelé, arquiteto seminal na implantação de uma espacialidade adequada ao homem e ao ambiente no Brasil, com seus projetos integrados corretamente à paisagem e a seu contexto sociocultural.

A mostra tem curadoria do diretor técnico do MCB, Giancarlo Latorraca, em parceria com Max Risselada, professor da Universidade de Delft, e foi exposta no Museu em 2010 sob o título A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção. Também foi apresentada no espaço Usiminas em Ipatinga, Minas Gerais, no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, Paraná e no Teatro Castro Alves em Salvador, Bahia.

Maquetes, desenhos, fotografias, filmes e animações compõem a exposição em Colônia, apresentando ampla gama de soluções que mostram a naturalidade do arquiteto em projetar desde grandes espaços até o mobiliário ou detalhes de um componente hospitalar. Hospitais e passarelas de pedestres, entre outros projetos, revelam o cuidado de Lelé na concepção de obras que visam melhorar a qualidade de vida dos usuários. Um bom exemplo é a solução para passarelas de pedestres desenhadas por Lelé em Salvador, na Bahia.

Em Colônia, a exposição será inaugurada no juntamente com a semana de design PASSAGES 2015, no dia 19 de janeiro. Até o final de PASSAGES, no dia 25 de janeiro, a mostra na galeria estará aberta excepcionalmente de segunda a domingo. A abertura oficial da exposição é no dia 22 de janeiro.

Em Hamburgo, Lelé: a cultura dos materiais e a arte da produção ficará exposta em outra sede da galeria de arquitetura, AIT- ArchitekturSalon Hamburg, de 24 de abril até 4 de junho.

João Filgueiras Lima - Lelé: a cultura dos materiais e a arte da produção

  • Abertura: 22 de janeiro
  • Visitação: 19 de janeiro a 26 de fevereiro de 2015
  • Local: AIT - ArchitekturSalon Köln - Salão de Arquitetura de Colônia
  • Rua Vogelsander, nº 70 - Barthonia Forum | antiga Fábrica 4711
  • Tel.: +49 (0) 221/299 41 50-1

VISITAÇÃO - Entrada gratuita

De 19 a 25 de janeiro

De segunda a sábado, das 11h às 21h
Domingo, das 11 às 18h

De 26 de janeiro a 26 de fevereiro

Terça e quarta, das 11h às 17h
Quinta e sexta, das 11h às 20h
Sábado, das 13h às 17h

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Exposição sobre Lelé em Colônia e Hamburgo" 18 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760527/exposicao-sobre-lele-em-colonia-e-hamburgo> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários