Exposição sobre Lelé em Colônia e Hamburgo

O Museu da Casa Brasileira, em parceria com a Universidade de Delft (Holanda) e as galerias de arquitetura AIT- ArchitekturSalon Colônia e Hamburgo (Alemanha), realiza a segunda itinerância internacional da exposição sobre o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. Na Alemanha, a mostra fica em cartaz em janeiro e fevereiro em Colônia, e entre abril e junho em Hamburgo.

Intitulada João Filgueiras Lima - Lelé: a cultura dos materiais e a arte da produção, a mostra revela o apuro técnico e a grande inventividade das soluções propostas por Lelé, arquiteto seminal na implantação de uma espacialidade adequada ao homem e ao ambiente no Brasil, com seus projetos integrados corretamente à paisagem e a seu contexto sociocultural.

A mostra tem curadoria do diretor técnico do MCB, Giancarlo Latorraca, em parceria com Max Risselada, professor da Universidade de Delft, e foi exposta no Museu em 2010 sob o título A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção. Também foi apresentada no espaço Usiminas em Ipatinga, Minas Gerais, no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, Paraná e no Teatro Castro Alves em Salvador, Bahia.

Maquetes, desenhos, fotografias, filmes e animações compõem a exposição em Colônia, apresentando ampla gama de soluções que mostram a naturalidade do arquiteto em projetar desde grandes espaços até o mobiliário ou detalhes de um componente hospitalar. Hospitais e passarelas de pedestres, entre outros projetos, revelam o cuidado de Lelé na concepção de obras que visam melhorar a qualidade de vida dos usuários. Um bom exemplo é a solução para passarelas de pedestres desenhadas por Lelé em Salvador, na Bahia.

Em Colônia, a exposição será inaugurada no juntamente com a semana de design PASSAGES 2015, no dia 19 de janeiro. Até o final de PASSAGES, no dia 25 de janeiro, a mostra na galeria estará aberta excepcionalmente de segunda a domingo. A abertura oficial da exposição é no dia 22 de janeiro.

Em Hamburgo, Lelé: a cultura dos materiais e a arte da produção ficará exposta em outra sede da galeria de arquitetura, AIT- ArchitekturSalon Hamburg, de 24 de abril até 4 de junho.

João Filgueiras Lima - Lelé: a cultura dos materiais e a arte da produção

  • Abertura: 22 de janeiro
  • Visitação: 19 de janeiro a 26 de fevereiro de 2015
  • Local: AIT - ArchitekturSalon Köln - Salão de Arquitetura de Colônia
  • Rua Vogelsander, nº 70 - Barthonia Forum | antiga Fábrica 4711
  • Tel.: +49 (0) 221/299 41 50-1

VISITAÇÃO - Entrada gratuita

De 19 a 25 de janeiro

De segunda a sábado, das 11h às 21h
Domingo, das 11 às 18h

De 26 de janeiro a 26 de fevereiro

Terça e quarta, das 11h às 17h
Quinta e sexta, das 11h às 20h
Sábado, das 13h às 17h

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição sobre Lelé em Colônia e Hamburgo" 18 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760527/exposicao-sobre-lele-em-colonia-e-hamburgo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.