Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop

Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 2 de 23Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 3 de 23Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 4 de 23Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 5 de 23Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Mais Imagens+ 18

Orkney, Reino Unido
  • Arquitetos Responsáveis: Graeme Laughlan, Michael Fostiropoulos
  • Engenharia Estrutural: Clancy Consulting
  • Empreiteira Principal: Knoydart Construction
  • Cidade: Orkney
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mais de 2000 anos atrás, os habitantes de Skara Brae, Orkney utilizavam os materiais locais para construir habitações parcialmente subterrâneas proporcionando isolamento térmico e proteção contra o clima de fortes tempestades. O clima definitivamente não melhorou, mas a maior parte dos edifícios permanecem intactos.

Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 6 de 23
Cortesia de Raw Architecture Workshop

Incorporando esses princípios, Raw Architecture Workshop completou uma residência num declive acentuado nas antigas pastagens naturais em Camusdarach Sands.

Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 13 de 23
Planta Baixa - Pavimento Superior

Os clientes, um casal de jovens que já vivem e trabalham neste local isolado, estavam ansiosos que o escritório desenvolvesse as propostas para capturar as espetaculares vistas do nascer do sol sobre as montanhas e o entardecer atrás das ilhas. Dada a topografia do local a resposta inicial foi localizar os espaços de estar na parte superior do lote, com acomodações para dormir e nível de entrada empilhados abaixo.

Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 7 de 23
Cortesia de Raw Architecture Workshop

Durante uma visita inicial identificaram-se eixos específicos que proporcionariam as melhores vistas a partir do terreno. Estes foram traduzidos para modelos físicos, o que originou uma planta dobrada, irregular e simétrica. Formas semelhantes também foram exploradas no corte para reduzir a massa visual, melhorar significativamente o campo de visão a partir de extremidades opostas do espaço e aumentar os níveis de iluminação natural, que é crítica no meio do inverno em torno desta linha de latitude. Com o tempo as vegetações selvagens voltarão a crescer em torno do edifício para reforçar ainda mais a ideia de uma construção na, e não acima da, colina.

Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 11 de 23
Cortesia de Raw Architecture Workshop

A construção é de baixa tecnologia, consistindo numa base de concreto aparente sob uma estrutura expressiva de madeira. Há uma distinção clara no arranjo interno do espaço, que funciona através de 3 níveis indicados por mudanças nos níveis de luz, escala de espaços, pés-direitos e materiais. A entrada é no nível mais baixo em um bunker de concreto, mais escuro e funcional. Conforme avança-se no edifício, através da escada revestida de compensados, os espaços são ampliados, os níveis de luz do dia e alturas de teto aumentam, e os materiais são caracterizados por um acabamento mais leve. A forma angular do edifício é refletida nas maçanetas internas das portas internas e nos detalhes do corrimão da balaustrada de compensado.

Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 8 de 23
Cortesia de Raw Architecture Workshop

Estávamos conscientes de que conexão para o jardim seria fundamental para uma casa rural e sentimos que era importante ser capaz de sair dos principais espaços de estar diretamente para a paisagem. Este fator controlou o equilíbrio entre a elevação do piso superior o suficiente para ver as ilhas e mantê-las baixas o suficiente para que tivessem apenas 3 degraus desde o jardim.

Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 12 de 23
Cortesia de Raw Architecture Workshop

As considerações ambientais variam em escala e tipo, quanto à implantação e orientação do edifício, a mão de obra local, habilidades e materiais de construção, até a inclusão de uma fonte de ar por bomba de calor e um super isolamento para fornecer um valor de 0,15 [W / m²k] para paredes e telhado .

Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop - Imagem 9 de 23
Cortesia de Raw Architecture Workshop

A cor externa foi muito debatida e o foi escolhido no final, por estar em sintonia com as características da turfa, arbustos e do céu tempestuoso. Talvez, em alguns anos, podemos tentar um vermelho escuro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop" [House at Camusdarach Sands / Raw Architecture Workshop] 16 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760500/casa-em-camusdarach-sands-raw-architecture-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.