O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Artes Visuais
  4. Jardim das Artes Małopolska / Ingarden & Ewý Architects

Jardim das Artes Małopolska / Ingarden & Ewý Architects

  • 05:00 - 17 Janeiro, 2015
  • Traduzido por Arthur Stofella
Jardim das Artes Małopolska / Ingarden & Ewý Architects
Jardim das Artes Małopolska  / Ingarden & Ewý Architects, © Krzysztof Ingarden
© Krzysztof Ingarden

© Krzysztof Ingarden © Krzysztof Ingarden © Krzysztof Ingarden © Krzysztof Ingarden + 27

  • Colaboração

    Jacek Ewý
  • Cooperação

    K3 Architekci
  • Projeto de Interiores

    IEA & Pracownia
  • Estrutura

    GSBK Biuro Konstrukcyjne
  • Área Utilizável do Solo

    4330.76 m²
  • Mais informações Menos informações
© Krzysztof Ingarden
© Krzysztof Ingarden

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação do Jardim das Artes Małopolska (MGA) foi construída de acordo com o projeto vencedor da competição (Associação dos Arquitetos Poloneses, SARP 2005) de Ingarden & Ewy Architects. A iniciativa de estabelecer uma nova instituição cultural em Cracóvia foi proposta um ano antes por Krzysztof Orzechowski, Diretor do Teatro Juliusz Słowacki e Janusz Sepiol, Marechal da Região Małopolska na época. Não é por acaso que o edifício foi erguido nas imediações da rua Karmelicka - uma rua popular entre os estudantes e moradores locais - em frente ao edifício da biblioteca pública, com o objetivo de garantir a sua inclusão suave na "corrente sanguínea" da cidade.

© Krzysztof Ingarden
© Krzysztof Ingarden

A construção do MGA introduziu nova ordem espacial aos antigos jardins e edifícios em ruínas nas ruas Rajska e Szujskiego na cidade de Cracóvia. O ponto de partida foi uma sala multifuncional, que adentrou ao contorno de uma antiga arena de equitação do século 19, utilizada nos últimos anos de sua história como oficina e espaço de armazenamento para o Teatro Słowacki Juliusz.

© Krzysztof Ingarden
© Krzysztof Ingarden

O Jardim das Artes Małopolska é um cruzamento entre duas instituições, o Teatro Juliusz Słowacki Theatre e a Biclioteca Malopolska Voivodeship. A ala na Rua Szujskiego abriga uma livraria de arte e mídia moderna, com livros e música multimídia, enquanto a seção que fica na Rua Rajska foi desenvolvida pelo teatro, e é equipada com um salão de eventos multifuncional. O novo salão, operando como um estúdio de teatro, sala de conferências e salão de concerto, e espaço para banquetes e exposições - possui palcos retráteis para até 300 pessoas. 

A tecnologia de ponta para palcos está presente no alto: fixada em guinchos e gruas para as vigas do teto de aço. Isso permite que sejam realizados peças de teatro e shows, exposições, exibições de filmes, simpósios, conferências, leilões de arte, desfiles de moda, e diversos outros. Ao todo, o espaço com cerca de 4300 metros quadrados abriga um teatro juntamente com um cinema acolhedor de 98 lugares, um café e instalações para a organização de atividades educacionais e relacionadas com a arte.

Aprimorando o volume, os arquitetos focaram na interação com os futuros usuários e o diálogo entre o espaço público e o projeto. Desta forma, o edifício delicadamente atrai transeuntes com a hábil manipulação da forma, já à primeira vista, dando ao espectador a impressão de ir além das fronteiras de um jardim, onde a cultura é cultivada em fileiras uniformemente plantadas.

© Krzysztof Ingarden
© Krzysztof Ingarden

O arquiteto Krzysztof Ingarden (em colaboração com Jacek Ewý), afirma que a forma do edifício é um jogo contextual entre "mimesis e abstração". Na prática, isso significa que o edifício é, de forma alguma, um simulacro do contexto, mas inspira-se no código de formas contextuais fazendo referências à geometria dos telhados e tecido das estruturas vizinhas aplicadas nas composições geométricas abstratas das fachadas. O edifício se encaixa perfeitamente na escala de seu ambiente através da manutenção das linhas do telhado e divisões das fachadas em linha com as soluções de composição e soluções lineares das construções vizinhas.

© Krzysztof Ingarden
© Krzysztof Ingarden

O impacto final é o resultado da sensibilidade dos projetistas em relação aos sinais vindos do ambiente. Por exemplo, a abertura no telhado perfurado do jardim foi formado, especialmente para a árvore de bordo que ali nasce. Em reconhecimento de seu requintado sentido de composição espacial e forma criativa no contexto histórico, o edifício foi agraciado com o Prêmio Professor Bogdanowski Janusz, para a melhor realização arquitetônica em Cracóvia no ano de 2012.

© Krzysztof Ingarden
© Krzysztof Ingarden

Neste local, a vida cultural dos jovens artistas de Cracóvia irá desabrochar sob um teto compartilhado. Balé moderno, formas contemporâneas de teatro, artes visuais e sonoras, concertos, e toda e qualquer busca artística encontrarão seu lar aqui. Em conjunto com o mobiliário técnico do palco, o construção do projeto consumiu aproximadamente 47 milhões de PLN (zlótis poloneses, equivalente a cerca de 34 milhões de reais) e foi co-financiado a partir de fundos da União Europeia como parte do Programa Operacional Regional Malopolska 2007-2013.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Ingarden & Ewý Architects
Escritório
Cita: "Jardim das Artes Małopolska / Ingarden & Ewý Architects" [Małopolska Garden of Arts / Ingarden & Ewý Architects] 17 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760432/jardim-das-artes-malopolska-ingarden-and-ewy-architects> ISSN 0719-8906