Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos

Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fachada, JardimResidência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - JardimResidência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fachada, Terraço, CorrimãoResidência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Imagem 5 de 50Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Mais Imagens+ 45

Curitiba, Brasil
  • Arquitetos: Marcos Bertoldi Arquitetos; Marcos Bertoldi Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  751
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alessandra Okazaki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terracor, Madeira Certa, Top Seal, VM3, alumicorte, caue croncretos, formighieri, iluminar, kitchens, natur pisos
  • Interiores: Marcos Bertoldi Arquitetos
  • Luminotécnica: Marcos Bertoldi Arquitetos
  • Estrutura: Pórtico Estruturas - Eng. Ruy Vieira Gosch E Eng. Helton Gabardo
  • Fundações: Escoll - Eng. De Solos E Concretos Ltda
  • Elétrica: Eduardo Ribeiro - Escritorio De Projetos
  • Hidráulica: Eduardo Ribeiro - Escritorio De Projetos
  • Ar Condicionado: Bom Ar
  • Construção: Construtora Greenwood
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Janela, Fachada, Viga, Jardim
© Alessandra Okazaki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A  arquitetura sempre oferece a oportunidade de espelhamento de uma época, sendo reveladora do nível cultural, hábitos e grau civilizatório e de desenvolvimento de uma determinada população. 

Neste caso o lote, muito acidentado, totalmente arborizado e com a principal encosta voltada para sul, fixaria uma série de parâmetros e abordagens para nossas futuras decisões. Assim, todo o pavilhão em concreto armado, abrigando os principais usos da casa, foi levantado sobre seis pilares, preservando uma maior quantidade de árvores nativas, relevo e linhas de drenagem naturais do terreno.

Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Mais Imagens+ 45

A caixa de concreto

A caixa de concreto de planta retangular, permeada pelo grande vazio, abriga toda área social da casa. Esta área integra-se ainda ao deck da piscina, instalada na cobertura do volume de apoio. Toda a área íntima, composta de um apartamento para hóspedes e quatro suítes, além de cozinha e espaço gourmet também estão instaladas na caixa principal.

Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Janela
© Alessandra Okazaki

Um grande vazio central foi incluído, permitindo que todos os espaços fossem orientados a norte, solucionando o problema de insolação na área social que, mirando a paisagem, estaria somente voltada para sul. Pilares metálicos, nas linhas das esquadrias, suportam a laje de cobertura na principal abertura a sul e no vazio central.

Planta 1º Pavimento

O concreto aparente é o material predominante da obra, buscando restabelecer um diálogo com as casas em concreto aparente, que permearam a cidade de Curitiba nos anos 70, e que não tiveram continuidade nas décadas seguintes.

O volume de apoio

O volume principal é servido por um bloco transversal, que se insinua na escada de acesso, que liga a rua a casa e se prolonga no bloco servidor em alvenaria branca com uma série de usos de apoio a residência tais como: academia, spa, atelier, sala de som e vídeo e lavanderia. Através  deste bloco o usuário desce até as cotas mais baixas do terreno.

Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Corrimão
© Alessandra Okazaki

 O piso em grelha metálica

O piso de acesso de pedestres e veículos, além das garagens é elevado sobre estrutura metálica e distante do terreno natural. O piso em grelha metálica garante a regeneração da fauna e flora locais. 

Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Tijolo, Viga
© Alessandra Okazaki

O projeto de interiores

O suporte do projeto de interiores é dado pelo espaço arquitetônico que é sublinhado pelo mobiliário e obras de arte. Cada item é analisado individualmente por sua forma, proporções, materiais, técnica, época e relevância. Buscamos uma seleção de peças que funcionasse individualmente, através de peças referenciais do mobiliário internacional e brasileiro, modernista e contemporâneo, sem perder de vista o equilíbrio e a harmonia do conjunto. A  composição assimétrica do mobiliário torna o espaço fluido e dinâmico, o espaço vazio se integra ao mobiliário sem rupturas de um ambiente para o outro, num continuo movimento do olhar. Num equilíbrio entre espaços livres e ocupados. A composição é pensada a partir do movimento ou do deslocamento do usuário, sempre atentos às infinitas perspectivas geradas pelos cheios e vazios espaciais, formas, proporções, cores e texturas, de cada item incluído na composição. 

Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos - Sofá, Mesa, Cadeira, Janela, Viga, Terraço, Pátio
© Alessandra Okazaki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos" 14 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760338/residencia-lm-marcos-bertoldi-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.