O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Marcos Bertoldi Arquitetos
  6. 2008
  7. Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos

Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos

  • 05:00 - 14 Janeiro, 2015
Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos
Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos, © Alessandra Okazaki
© Alessandra Okazaki

© Alessandra Okazaki © Alessandra Okazaki © Alessandra Okazaki © Alessandra Okazaki + 50

  • Interiores

    Marcos Bertoldi Arquitetos
  • Luminotécnica

    Marcos Bertoldi Arquitetos
  • Estrutura

    Pórtico Estruturas - Eng. Ruy Vieira Gosch E Eng. Helton Gabardo
  • Fundações

    Escoll - Eng. De Solos E Concretos Ltda
  • Elétrica

    Eduardo Ribeiro - Escritorio De Projetos
  • Hidráulica

    Eduardo Ribeiro - Escritorio De Projetos
  • Ar Condicionado

    Bom Ar
  • Construção

    Construtora Greenwood
  • Mais informações Menos informações
© Alessandra Okazaki
© Alessandra Okazaki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A  arquitetura sempre oferece a oportunidade de espelhamento de uma época, sendo reveladora do nível cultural, hábitos e grau civilizatório e de desenvolvimento de uma determinada população. 

Neste caso o lote, muito acidentado, totalmente arborizado e com a principal encosta voltada para sul, fixaria uma série de parâmetros e abordagens para nossas futuras decisões. Assim, todo o pavilhão em concreto armado, abrigando os principais usos da casa, foi levantado sobre seis pilares, preservando uma maior quantidade de árvores nativas, relevo e linhas de drenagem naturais do terreno.

Fachada 4 Fachada 2 Planta Cobertura Planta Subsolo 1 + 50

A caixa de concreto

A caixa de concreto de planta retangular, permeada pelo grande vazio, abriga toda área social da casa. Esta área integra-se ainda ao deck da piscina, instalada na cobertura do volume de apoio. Toda a área íntima, composta de um apartamento para hóspedes e quatro suítes, além de cozinha e espaço gourmet também estão instaladas na caixa principal.

© Alessandra Okazaki
© Alessandra Okazaki

Um grande vazio central foi incluído, permitindo que todos os espaços fossem orientados a norte, solucionando o problema de insolação na área social que, mirando a paisagem, estaria somente voltada para sul. Pilares metálicos, nas linhas das esquadrias, suportam a laje de cobertura na principal abertura a sul e no vazio central.

Planta 1º Pavimento
Planta 1º Pavimento

O concreto aparente é o material predominante da obra, buscando restabelecer um diálogo com as casas em concreto aparente, que permearam a cidade de Curitiba nos anos 70, e que não tiveram continuidade nas décadas seguintes. 

O volume de apoio

O volume principal é servido por um bloco transversal, que se insinua na escada de acesso, que liga a rua a casa e se prolonga no bloco servidor em alvenaria branca com uma série de usos de apoio a residência tais como: academia, spa, atelier, sala de som e vídeo e lavanderia. Através  deste bloco o usuário desce até as cotas mais baixas do terreno.

© Alessandra Okazaki
© Alessandra Okazaki

 O piso em grelha metálica

O piso de acesso de pedestres e veículos, além das garagens é elevado sobre estrutura metálica e distante do terreno natural. O piso em grelha metálica garante a regeneração da fauna e flora locais. 

© Alessandra Okazaki
© Alessandra Okazaki

O projeto de interiores

O suporte do projeto de interiores é dado pelo espaço arquitetônico que é sublinhado pelo mobiliário e obras de arte. Cada item é analisado individualmente por sua forma, proporções, materiais, técnica, época e relevância. Buscamos uma seleção de peças que funcionasse individualmente, através de peças referenciais do mobiliário internacional e brasileiro, modernista e contemporâneo, sem perder de vista o equilíbrio e a harmonia do conjunto. A  composição assimétrica do mobiliário torna o espaço fluido e dinâmico, o espaço vazio se integra ao mobiliário sem rupturas de um ambiente para o outro, num continuo movimento do olhar. Num equilíbrio entre espaços livres e ocupados. A composição é pensada a partir do movimento ou do deslocamento do usuário, sempre atentos às infinitas perspectivas geradas pelos cheios e vazios espaciais, formas, proporções, cores e texturas, de cada item incluído na composição. 

© Alessandra Okazaki
© Alessandra Okazaki

Ver a galeria completa

Cita: "Residência LM / Marcos Bertoldi Arquitetos" 14 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760338/residencia-lm-marcos-bertoldi-arquitetos> ISSN 0719-8906